8 de dezembro de 2025
Eva Cruzeiro, Valete, Cléo Diára e Nuno Maulide entre as
Compartilhe:


por Lusa,    6 Dezembro, 2025


Nuno Maulide – Fotografia de Rui André Soares / CCA

A PowerList BANTUMEN 100, que distingue anualmente as 100 pessoas afrodescendentes mais influentes da lusofonia, inclui este ano, entre os escolhidos, a deputada Eva Cruzeiro, o músico Valete, a atriz Cléo Diára e o cientista Nuno Maulide, foi anunciado hoje.

A iniciativa da revista digital portuguesa BANTUMEN, que se propõe valorizar a excelência negra lusófona, destaca, na edição deste ano, o impacto social, cultural e económico das figuras nomeadas, mantendo o objetivo de evidenciar ”trajetórias frequentemente invisibilizadas no panorama mediático”.

A Powerlist reúne personalidades de áreas como ciência, tecnologia, artes, desporto, literatura, moda, saúde, política, justiça social e, este ano, também empreendedorismo e inovação.

“Celebrar o empreendedorismo na nossa comunidade é reconhecer quem constrói caminhos onde antes só havia portas fechadas, e abrir espaço para que outros também possam passar”, lê-se no comunicado da organização.

Entre as 100 personalidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, saltam à vista nomes como os da ativista Eva Cruzeiro (atualmente deputada do Partido Socialista), os ‘rappers’ Valete e Plutónio, o futebolista Nuno Mendes (jogador do Paris Saint-Germain e da seleção nacional), a atriz Cléo Diára (prémio de melhor interpretação feminina em Cannes, na secção ‘Un Certain Regard’), o ator e encenador Marco Mendonça (prémio Revelação Ageas Teatro Nacional Dona Maria II) ou o cientista Nuno Maulide (professor de Química Orgânica em Viena, Áustria).

As cantoras Nancy Vieira e Karina Gomes, o músico Bonga, o treinador de futebol Nuno Espírito Santo, o pugilista Octávio Pudivitr, bem como o empresário N’Gunu Tiny, o antropólogo e escritor Michel Alcoforado, o sociólogo Miguel Barros e a realizadora Denise Gomes, são outras das personalidades distinguidas.

De acordo com a BANTUMEN, a edição deste ano é marcada pela diversidade, “visão que orientou a seleção dos homenageados que refletem dinamismo, inovação e contributos concretos para o avanço social e económico da comunidade afrodescendente”, em Portugal, nos PALOP, ou na diáspora.

A paridade de género também é sublinhada como “exemplar”, com 52% homens e 48% mulheres. Em termos de áreas de atividade a nível global, a lista regista um número superior de mulheres nas Ciências (86%) e Comunicação (100%), e revela um equilíbrio total em Cinema, Digital e Artes Plásticas, prova, segundo a organização, de que “a diversidade é a força da lusofonia”.

Segundo a BANTUMEN, o objetivo da iniciativa é “dar visibilidade global a trajetórias que contribuem de forma significativa para o avanço cultural, social e económico das suas comunidades”. Os nomes das 100 personalidades distinguidas podem ser consultados em www.powerlist100bantumen.com

A lista foi apresentada hoje, no Pátio da Galé, em Lisboa, durante uma gala que reuniu homenageados, artistas, académicos e representantes institucionais. A cerimónia será transmitida pela RTP África no dia 20 de dezembro, às 21:30 (hora de Lisboa).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/eva-cruzeiro-valete-cleo-diara-e-nuno-maulide-entre-as-personalidades-da-lusofonia-2025/