8 de dezembro de 2025
Fiéis celebram fim do festejo de Nossa Senhora da Conceição
Compartilhe:

Neste 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, milhares de fiéis são esperados para as missas e procissão. O encerramento das festividades pelo dia da Santa, realizadas pelo Santuário da Conceição, no Monte Castelo, ocorre na Praça Maria Aragão, a partir das 17h, com missa solene, seguida de procissão. A celebração é presidida pelo arcebispo de São Luís e marca o ápice das festividades, que iniciaram no dia 8 de novembro.

O Festejo de Nossa Senhora da Conceição é uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão e um dos eventos mais tradicionais da Igreja Católica no estado, com origem em 1805, e conta com uma história de mais de dois séculos na capital maranhense. A data é marcada por forte tradição religiosa, com missas e procissões e, paróquias, igrejas e comunidades de São Luís.

Antes do encerramento do festejo do Santuário da Conceição, porém, aconteceu a Romaria das Crianças, no dia 7 (domingo), com concentração em frente ao Hospital da Criança, às 8h, e caminhada até o Santuário da Conceição, no Monte Castelo. Este ano o tema é “Maria, Testemunha da Esperança”.

No dia 8 (segunda), as missas ocorrem às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h, 19h e 21h, no Santuário, localizado no Monte Castelo. A missa na Praça Maria Aragão é às 17h com a descida da Santa e coroação, seguida da procissão, às 20h, que segue Pela Camboa e Monte Castelo até chegar ao Santuário. Às 22h ocorre o ritual do Guardamento da Imagem da Santa, com vasta programação cultural.

Festejo na paróquia do bairro do Anil

Na Paróquia do Anil (Igreja Matriz), o encerramento do festejo, Dia da Padroeira, começa cedo. Às 6h, o despertar da fé ecoa no bairro com a alvorada festiva e o suave tocar dos sinos. Logo depois, às 7h, os fiéis participam da Missa Solene, presidida pelo provincial dos Capuchinhos, Nilton Leandro. Às 9h, acontece a tradicional Procissão das Crianças, momento de ternura que abre caminho para a Missa Solene das 9h30. Às 11h30, a comunidade se reúne para a Oração da Hora Média, e ao meio-dia, outra Missa Solene será celebrada, desta vez com a consagração à Nossa Senhora.

Às 15h30, o Terço reúne famílias e devotos; às 16h30, é a vez da Oração das Vésperas; e às 17h, mais uma Missa Solene prepara o coração dos fiéis para o grande encerramento. A noite cai com luz e devoção: às 18h30, a Procissão Luminosa toma as ruas da Grande Anil, em um espetáculo de fé que emociona moradores e visitantes.

E este ano o festejo ganhou um brilho ainda mais especial com a grande novidade da programação: a Romaria da Conceição, realizada em comunhão pelas Paróquia da Conceição (Anil), Paróquia da Conceição (Coroadinho) e Paróquia e Santuário da Conceição (Monte Castelo). A iniciativa reuniu milhares de fiéis, mostrando a força e a unidade dos devotos da Imaculada em toda a região.

Tradição

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal. No dia da santa nas igrejas e paróquias, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Ao longo de todo o dia 8 são celebradas missas, além de batizados, e devotos de todas as partes da Ilha soltam fogos em louvor à santa, com procissão encerrando a festa.

Feriado municipal

O dia 8 de dezembro, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, é feriado municipal em doze capitais brasileiras, incluindo São Luís, portanto, municípios que fazem parte da Grande Ilha, a saber: Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, têm funcionamento normal em suas cidades. A data, considerada a última folga antes do Natal, não é feriado nacional, ficando a cargo dos municípios a definição a respeito.

Além de São Luís, outras capitais brasileiras também celebram a data dedicada à Imaculada Conceição: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT), conforme legislações locais que reconhecem a importância religiosa e cultural da celebração. Já nas demais cidades do país, onde não há determinação legal específica, o dia segue como expediente normal.

O feriado altera a rotina da cidade. Repartições públicas e bancos não funcionam, assim como os órgãos do Judiciário (apenas plantões), legislativo e executivo. Os supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais, podem funcionar em horário livre. O comércio, no entanto, tem permissão para abrir normalmente.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) está previsto que os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers das 10h às 22h.

Quanto aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não terá funcionamento nesta segunda-feira (8), mas as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Sobre o executivo, os órgãos do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís não terão expedientes no dia 8, porém, o funcionamento das atividades essenciais, de limpeza e de saúde, será mantido.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/fieis-celebram-fim-do-festejo-de-nossa-senhora-da-conceicao/