11 de dezembro de 2025
IBGE revela que Maranhão tem quarto mês consecutivo de alta
Compartilhe:

O Maranhão apresentou crescimento no volume de vendas no comércio varejista. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/12) na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui 11 ramos do comércio, na comparação de outubro com o mês imediatamente anterior, o Maranhão teve o quarto mês consecutivo de alta.

Com base nos últimos 12 meses, considerando o índice e variação de volume de vendas, o comércio varejista ampliado teve crescimento de 1,7% em junho, 2,3% em julho, 0,1% em setembro e 1,2% em outubro. Além das atividades de varejo tradicional, como farmácias e supermercados, o comércio varejista ampliado inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças, materiais de construção e atacado alimentício.

O Maranhão também registrou aspectos positivos no chamado comércio varejista restrito, que considera principalmente a venda de bens não-duráveis e/ou semiduráveis, como alimentos, bebidas, roupas, cosméticos, produtos farmacêuticos e eletrônicos de menor valor. Na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas apresentou um crescimento de 0,5%.

Esse desempenho superior ao mesmo período do ano passado se mantém pelo quinto mês consecutivo para os dados do comércio varejista restrito, que abrange oito ramos do comércio. Considerando 2025 em relação a 2024, o crescimento do volume de vendas é da ordem de 1,6% até o momento e na comparação dos últimos 12 meses, o volume de vendas cresce a uma taxa de 1,3% no Maranhão.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, lembrou que os resultados positivos na economia são acompanhados pela gestão estadual, que tem empenhado esforços para que o Maranhão tenha amplas condições de desenvolvimento.

“O Governo do Estado vem trabalhando intensamente na promoção de ações e políticas que alavanquem a economia de maneira geral. Temos ações incisivas junto aos pequenos negócios, a exemplo do Programa Juro Zero, em que o governo destinou R$ 50 milhões para arcar com os custos dos juros de empréstimos feitos por empreendedores que buscam ampliar seus negócios”, informou Júnior Marreca.

O secretário também ressaltou a articulação da gestão estadual para atrair novas empresas e empreendimentos ao estado. “Não podemos deixar de citar também a forte política de atração de investimentos do Governo do Maranhão, que facilita a instalação de grandes empresas em nosso estado e puxa as economias municipais, promovendo empregos e favorecendo a abertura de pequenos negócios. Em resumo, esses números são reflexo de uma estratégia inteligente do governador Carlos Brandão que movimenta a economia em diversas frentes”, frisou.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/comercio/2025/12/ibge-revela-que-maranhao-tem-quarto-mes-consecutivo-de-alta-no-comercio-varejista/