12 de dezembro de 2025
Saiba tudo sobre os principais eventos astronômicos de 2026 no
Compartilhe:

Imagine ter em mãos um guia completo com todos os fenômenos que vão acontecer no céu no ano que vem. É isso que oferece o Almanaque Astronômico Brasileiro de 2026, criado pelo astrônomo amador Antônio Rosa Campos, que é o convidado do programa Olhar Espacial desta sexta-feira (12).

“O futuro é ancestral” – e a edição deste ano da publicação é inspirada nessa ideia do líder indígena brasileiro Ailton Krenak, reconhecido mundialmente como filósofo, escritor, jornalista, ambientalista e ativista dos direitos indígenas e socioambientais. O almanaque reforça que observar o céu não é só antecipar o que está por vir, mas também reconectar saberes transmitidos por gerações. É um lembrete de que tradição e ciência podem caminhar lado a lado.

O astrônomo amador Antônio Rosa Campos, convidado desta sexta-feira (12) do programa Olhar Espacial, ao lado da 23ª edição do Almanaque Astronômico Brasileiro. Créditos: Arquivo pessoal

Almanaque Astronômico Brasileiro é gratuito

O Almanaque Astronômico é gratuito e pensado para qualquer pessoa interessada em acompanhar o céu brasileiro. O material combina dados científicos precisos com explicações diretas, criando um guia prático que facilita a vida de quem gosta de observar fenômenos celestes.

Além de tudo, é extremamente organizado, trazendo um calendário mês a mês com fases da Lua, conjunções e destaques de cada período. Também conta com tabelas com posições dos planetas e seções dedicadas a grandes eventos, como eclipses. Tudo apresentado de forma simples e fácil de consultar.

Muitos eventos astronômicos espetaculares vão acontecer em 2026. Créditos: Marcello Cavalcanti (imagem central – Superlua); Marcelo Maragni/Red Bull (canto superior esquerdo – Eclipse Solar Anel de Fogo); J. Allen Photography (canto inferior esquerdo – chuva de meteoros); Juan Carlos Casado/APOD/NASA (canto superior direito – aurora) e Dan Bartlett/APOD/NASA (canto inferior direito – cometa). Edição: Olhar Digital

Um dos pontos mais interessantes é a ponte criada entre o conhecimento ancestral e a tecnologia moderna. O almanaque reúne a observação dos povos originários com medições atuais de instituições como a NASA, conectando tradição a cálculos de alta precisão.

Leia mais:

  • Anos 50: Luzes que viajavam pelos céus antes dos satélites intrigam cientistas
  • O que é um alinhamento planetário?
  • Próximos eclipses solares: um “Anel de Fogo” brilha no Carnaval do Brasil

Agora, aposto que você ficou curioso para saber quais são esses grandes eventos que 2026 nos reserva. Então, não perca o Olhar Espacial desta noite!

Sobre Antônio Rosa Campos:

  • Militar da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), é astrônomo amador há mais de 40 anos, com curso superior em Complementação de Estudos em Astronomia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
  • Dedica-se atualmente à disseminação da Astronomia e Ciências Afins por meio de palestras e pela coordenação e publicação de artigos no blog Sky and Observers;
  • É associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), à Rede de Astronomia Observacional/Brasil (REA) e à organização internacional Astronomers Without Borders (AWB);
  • Também é coordenador do Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu (GREC), cujos membros se dedicam ao aprendizado contínuo do reconhecimento e da observação da esfera celeste.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

O post Saiba tudo sobre os principais eventos astronômicos de 2026 no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/12/ciencia-e-espaco/saiba-tudo-sobre-os-principais-eventos-astronomicos-de-2026-no-olhar-espacial/