12 de dezembro de 2025
Célia Sampaio é destaque no Festival Psica, em Belém, nesta
Compartilhe:

2025 foi o ano da cantora, compositora e multi-instrumentista Célia Sampaio, um dos nomes mais consagrados da música maranhense, que conquistou o Brasil todo após se destacar em diversos eventos, como sua participação surpresa no festival The Town e ter sido convidada para a Bienal de São Paulo. E nesta sexta (12), a artista é uma das principais atrações do Festival Psica, que inicia sua nova edição neste fim de semana, em Belém (PA).

Além de Célia Sampaio, que se apresenta às 18h, no Rio Voador Petrobrás (no Pier das 11 Janelas), o primeiro dia de atrações do Festival Psica 2025 contará com outras grandes atrações nacionais, como Luedji Luna, Viviane Batidão, Di Melo, entre outros.

Com a participação no festival, será a quinta vez da artista maranhense em terras paraenses em 2025: a primeira passagem foi há quase um ano, em janeiro, quando Célia realizou uma apresentação no Parque dos Igarapés.

Já a segunda foi no último mês de junho, como uma das atrações principais do TEDxAmazônia 2025. Nos últimos meses, o Pará voltou a receber a cantora em outras duas ocasiões: no Festival Mana (setembro) e na Cúpula dos Povos COP 30 (novembro).

2025: Célia Sampaio em alta

Recentemente, Célia Sampaio esteve na Bienal de São Paulo, na ativação da obra “A Colheita de Dan”, da também maranhense Gê Viana – que integra a 36ª Bienal de São Paulo.

Ativação da obra “A Colheita de Dan”, de Gê Viana, que contou com apresentação de Célia Sampaio na Bienal de SP. (Foto: Gê Viana)

A obra traz a radiola, a festa e as relações de fé em um modelo onde essas expressões se entrelaçam e constituem a individualidade do povo maranhense.

Na ocasião, a cantora foi convidada para falar sobre a cultura reggae e sua vivência ao lado do professor Carlos Benedito e da artista Gê Viana.

Outro grande destaque foi quando a maranhense integrou a programação do The Town 2025, em São Paulo, em apresentação que reuniu artistas da cena negra contemporânea, cantando ao lado da artista IZA.

Além disso, Célia Sampaio também se apresentou em Brasília duas vezes ao longo deste ano: no Festival Paredão, em setembro; e na Marcha das Mulheres, em novembro.

“Eparrey” e suas sonoridades afro-brasileiras

Em março deste ano, Célia Sampaio lançou o EP “Eparrey”, uma homenagem à orixá Iansã, divindade associada aos ventos, tempestades e à força da transformação.

Um tributo à ancestralidade feminina afro-brasileira, o trabalho reafirma a conexão espiritual da artista com os elementos das religiões de matriz africana. As faixas celebram a energia de Iansã não apenas como entidade religiosa, mas como símbolo de potência, liberdade e movimento.

A produção aposta em arranjos orgânicos, percussão marcante e letras que evocam espiritualidade, resistência e identidade negra, e combina elementos do reggae, base histórica da carreira de Célia, com influências do samba e outros ritmos afro-brasileiros.

O EP “Eparrey” já está disponível nas principais plataformas de streaming – e pode ser conferido aqui: https://open.spotify.com/intl-pt/album/77yr3JrOy5WKDFQfeLWGls.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/celia-sampaio-e-destaque-no-festival-psica-em-belem-nesta-sexta-12/