17 de dezembro de 2025
IA na busca do Google faz mais uma ‘vítima’
Compartilhe:

Quando o Google lançou, em março, seu novo recurso de busca com inteligência artificial, prometeu facilitar a vida dos usuários — inclusive na cozinha.

Na prática, porém, as receitas geradas pela IA rapidamente chamaram atenção pelos erros. Em um caso que se tornou emblemático, o sistema confundiu um texto satírico do site The Onion com uma receita real e sugeriu o uso de cola atóxica como ingrediente.

O episódio escancarou um problema crescente: a forma como sistemas de IA vêm absorvendo, misturando e redistribuindo receitas criadas por blogueiros humanos, muitas vezes sem atribuição adequada e com resultados distorcidos, como explica uma matéria do The Guardian.

Buscas com IA mudam a forma de cozinhar — e de ganhar dinheiro online – Imagem: Shutterstock/Monkey Business Images

Receitas sem dono, criadores sem proteção

  • Receitas culinárias, em geral, não são protegidas por direitos autorais — apenas a redação específica pode ser. Isso deixa criadores vulneráveis.
  • Nos últimos anos, muitos viram suas receitas reaparecerem em respostas de chatbots, livros digitais gerados por IA e sites automatizados, enquanto fotos e vídeos são reciclados em redes sociais.
  • Para blogueiros que dependem de anúncios, o impacto é direto. Dados recentes mostram quedas expressivas de tráfego, especialmente em períodos tradicionalmente lucrativos, como as festas de fim de ano.
  • “Para sites baseados em publicidade, isso pode ser um evento de extinção”, afirma Matt Rodbard, fundador do Taste.

Leia mais:

  • Google quer revolucionar edição de imagens com IA usando o Nano Banana Pro
  • Google reforça o Maps com IA e lança pacote de novidades
  • Gemini ganha capacidade de detectar conteúdos gerados por IA
Celular mostrando tela inicial do Modo IA do Google
Blogs de receitas perdem audiência enquanto plataformas retêm usuários com respostas geradas por inteligência artificial (Imagem: subh_naskar/Shutterstock)

O Modo IA e a perda de tráfego

Criadores relatam que o novo Modo IA do Google agrava o problema ao apresentar versões “sintetizadas” das receitas, reduzidas a listas genéricas de ingredientes e passos. Embora os links para as fontes originais estejam disponíveis, muitos acreditam que poucos usuários clicam neles.

Pesquisas indicam, no entanto, uma possível reação do público: quase metade dos entrevistados considera conteúdo gerado por IA menos confiável do que o produzido por humanos.

Ainda assim, para quem vive da criação de receitas online, o futuro é incerto — e exige adaptação constante em um ecossistema cada vez mais automatizado.

Comida saudável
Inteligência artificial ameaça o modelo de negócios dos blogs de culinária – Imagem: ovchinnikova_ksenya / Shutterstock

O post IA na busca do Google faz mais uma ‘vítima’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/17/pro/ia-na-busca-do-google-faz-mais-uma-vitima/