24 de novembro de 2024
Os 10 melhores filmes de Roger Corman
Compartilhe:

Conhecido por criar filmes sensacionais com orçamentos reduzidos e em curtos períodos de tempo, Roger Corman é frequentemente lembrado como o “Rei dos Filmes B”. Como um dos principais diretores do cinema independente dos Estados Unidos, a influência e contribuição de Corman para o cinema vão muito além dessa alcunha. 

Roger Corman não apenas produziu e dirigiu inúmeros filmes memoráveis, mas também ajudou a lançar as carreiras de diversos atores e cineastas. Jack Nicholson, Dennis Hopper, Peter Fonda, Bruce Dern, William Shatner, John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, James Cameron, Tim Burton, Joe Dante, Peter Bogdanovich e Jonathan Demme são alguns deles.

Leia mais:

  • 10 melhores filmes de M. Night Shyamalan
  • 10 filmes de terror com bastidores polêmicos e assustadores
  • 10 cenas mais assustadoras de filmes de terror

Em 2010, Corman recebeu um Oscar honorário, em reconhecimento à sua inestimável contribuição ao cinema. Contudo, seu maior legado são, sem dúvida, seus incríveis filmes. Entre os seus trabalhos mais marcantes estão suas adaptações das obras de Edgar Allan Poe.

Como forma de homenageá-lo, listamos 10 obras notáveis dirigidas pelo mestre.

Roger Corman também atuou como produtor, descobrindo vários talentos em Hollywood. / Crédito: reprodução

O Massacre de Chicago (The St. Valentine’s Day Massacre, 1967)

The St. Valentine’s Day Massacre (1967) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Netmovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Este filme de Corman retrata o infame acontecimento conhecido como “Massacre do Dia dos Namorados”. O incidente envolve o assassinato de sete integrantes da gangue “do lado norte”, liderada por Bugs Moran, supostamente perpetrado por membros da gangue “do lado sul”, liderada por Al Capone. A chacina ocorreu no Dia dos Namorados de 1929 em Chicago, durante a Era da Lei Seca nos Estados Unidos. 

O filme retrata o episódio em um estilo docudrama, trazendo detalhes históricos autênticos. Jason Robards, Ralph Meeker, George Segal e David Canary estrelam a produção.

O Homem dos Olhos de Raio-X (1963)

X: The Man with the X-ray Eyes (1963) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Considerado um dos melhores trabalhos de Roger Corman, “O Homem dos Olhos de Raio-X” é um clássico do cinema B americano. O filme mistura terror e ficção científica e possui um elenco com frandes atores da época, como Ray Milland. Don Rickles, Diana Van der Vlis e Morris Ankrum compõem o elenco. 

Na trama, um cientista (Milland) desenvolve colírios que podem aumentar o alcance da visão humana, permitindo enxergar além do espectro visível. Contudo, para obter dados mais objetivos, ele testa as gotas em si mesmo. A fórmula lhe confere visão de raios X, mas traz sérias consequências.

Frankenstein – Terror das Trevas (1990)

Frankenstein Unbound (1990) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Netmovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Baseado no romance homônimo de Brian Aldiss, “Frankenstein – Terror das Trevas” faz uma releitura inusitada do clássico de Mary Shelley. Misturando elementos de ficção científica com horror, o longa traz aspectos futuristas. O filme possui um elenco com grandes nomes, como John Hurt, Raul Julia, Bridget Fonda, Jason Patric e Nick Brimble. 

Este filme marca o retorno de Corman à direção após um hiato de quase quinze anos. Além disso, é também o último filme que ele dirigiu.

Na trama, um cientista do ano 2031 (Hurt), trabalhando em um projeto militar, abre uma brecha temporal. Ele viaja no tempo e acaba na Suíça em 1817. Lá, ele conhece o barão Dr. Victor Frankenstein (Julia) e a escritora Mary Shelley (Fonda). Contudo, a região está sendo assolada por uma onda de assassinatos.

O Solar Maldito (House of Usher, 1960)

House of Usher (1960) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado no conto “The Fall of the House of Usher” de Edgar Allan Poe, este foi o primeiro filme do “Ciclo de Poe”. Esse ciclo consiste em uma série de longas-metragens dirigidos por Corman que adaptam obras de Allan Poe. 

O filme é estrelado por Vincent Price, ator que participou de sete dos oito filmes do “Ciclo de Poe”. Myrna Fahey, Mark Damon e Harry Ellerbe também atuam na produção. 

Na trama, Philip Winthrop (Damon) viaja até a mansão dos Usher para encontrar sua noiva, Madeline (Fahey). Porém, ele é recebido pelo irmão dela, Roderick (Price), que o informa que Madeline está gravemente doente e que a família Usher está amaldiçoada. 

Selecionado pela National Film Registry, lista mantida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que reconhece filmes importantes para o país.

O Poço e o Pêndulo (The Pit and the Pendulum, 1961)

The Pit and the Pendulum (1961) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video.

Segundo filme do “Ciclo de Poe”, “O Poço e o Pêndulo” é vagamente inspirado no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Vincent Price estrela mais uma adaptação dirigida por Roger Corman, ao lado de Barbara Steele, John Kerr e Luana Anders. 

A trama é situada na Espanha do século XVI e segue um jovem inglês (Kerr) que visita um velho castelo para investigar a misteriosa morte de sua irmã (Steele). Desconfiado de seu cunhado (Price), ele descobre revelações chocantes e passa a suspeitar que sua irmã possa ter sido enterrada viva.

A Orgia da Morte (The Masque of the Red Death, 1964)

The Masque of the Red Death (1964) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado no conto “The Masque of the Red Death” e incorporando elementos de “Hop-Frog”, ambas obras de Edgar Allan Poe, este é o sétimo filme do “Ciclo de Poe”. O filme é novamente estrelado por Vincent Price. 

Na trama, um príncipe medieval tirânico e satanista (Price) aterroriza os camponeses locais. Ele se protege em seu castelo de uma peste mortal, onde se diverte promovendo festas.

O Túmulo Sinistro (The Tomb of Ligeia, 1964)

The Tomb of Ligeia (1964) / Crédito: Anglo-Amalgamated, Warner-Pathé (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Adaptação do conto “Ligeia” de Edgar Allan Poe, “O Túmulo Sinistro” é o oitavo e último filme do “Ciclo de Poe”. Desta vez, Vincent Price estrela ao lado de Elizabeth Shepherd. 

Na trama, um homem obcecado pela memória de sua falecida esposa se casa novamente ao conhecer Rowena (Shepherd). Contudo, a obsessão do homem com a esposa morta não desaparece.

Os Anjos Selvagens (The Wild Angels, 1966)

The Wild Angels (1966) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Longa-metragem sobre o famoso clube de motociclistas Hells Angels, “Os Anjos Selvagens” foi o precursor dos filmes de motoqueiros dos anos 60 e 70 ligados à contracultura. 

Lançado anos antes de “Sem Destino” (1969), este foi o primeiro filme a trazer o ator Peter Fonda como um motoqueiro pilotando uma Harley-Davidson. O elenco ainda conta com Nancy Sinatra, Bruce Dern, Diane Ladd e Buck Taylor.

O enredo gira em torno de uma gangue de motociclistas chamada “The Angels”, liderada por Heavenly Blues (Fonda). 

Viagem ao Mundo da Alucinação (The Trip, 1967)

The Trip (1967) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Com um roteiro de Jack Nicholson, “Viagem ao Mundo da Alucinação” foi um dos primeiros filmes americanos a capturar o espírito da contracultura que surgiu no contexto da década de 60. 

Com momentos e visuais psicodélicos, o longa é estrelado por Peter Fonda, Susan Strasberg, Dennis Hopper e Bruce Dern. A trama segue um jovem publicitário (Fonda) que experimenta sua primeira viagem de LSD.

Os Cinco de Chicago (Bloody Mama, 1970)

Bloody Mama (1970) / Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Este filme é vagamente baseado na história real de Kate “Ma” Barker e seus filhos, famosos por suas atividades criminosas durante a Grande Depressão. 

Shelley Winters estrela como Ma Barker, uma mãe dedicada, porém mentalmente instável. Junto com seus quatro filhos adultos, ela forma uma quadrilha que comete roubos, sequestros e assassinatos. O elenco também conta com Bruce Dern, Don Stroud, Robert Walden, Alex Nicol e Robert De Niro.

O post Os 10 melhores filmes de Roger Corman apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/21/cinema-e-streaming/os-10-melhores-filmes-de-roger-corman/