20 de dezembro de 2025
DNIT e FIEMA debatem Mapa Estratégico da Indústria
Compartilhe:

O superintendente regional do DNIT/MA, João Marcelo Souza, participou nesta semana de uma reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA) da FIEMA para alinhar as ações do órgão ao Mapa Estratégico da Indústria do Maranhão 2025-2032. Durante o encontro, presidido por João Batista Rodrigues, foram apresentados dados que mostram uma evolução na qualidade das rodovias federais no estado, com 68% da malha agora considerada em bom estado de conservação.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação de soluções tecnológicas para aumentar a durabilidade das estradas maranhenses. O DNIT está investindo na tecnologia de pavimento rígido (concreto) e na técnica de whitetopping (revestimento de concreto sobre asfalto degradado), especialmente na BR-222. Essa solução é ideal para os solos instáveis da região e tem uma expectativa de vida útil de até 30 anos, reduzindo drasticamente a necessidade de manutenções constantes.

O Mapa Estratégico da Indústria, que orienta as prioridades para a próxima década, prevê 33 iniciativas específicas para o setor de infraestrutura.

Entre os projetos prioritários discutidos estão:

  • BR-010 em Imperatriz: Revitalização da travessia urbana e o projeto para estender a duplicação até Açailândia até 2026.
  • Contorno de Timon: Implantação de 10 km de via interligando as rodovias BR-226 e BR-316, visando desviar o tráfego pesado do centro urbano.
  • Ponte JK (Estreito-MA/Aguiarnópolis-TO): Obra fundamental na BR-226 que está em fase de conclusão, restabelecendo a conexão logística estratégica entre os dois estados.
  • Combate a Erosões: Manutenção no Arataui (BR-316) para estabilizar problemas históricos de erosão que ameaçam a pista.

Com investimentos totais que superam R$ 1,5 bilhão, as intervenções abrangem os 3.590 km de malha federal no Maranhão. O COINFRA reforçou que essas obras são essenciais para reduzir os custos logísticos da indústria e do agronegócio, integrando as cadeias produtivas locais ao mercado nacional e internacional.

O plano da FIEMA também contempla expansões em energia, saneamento e conectividade digital, totalizando 145 ações para impulsionar o desenvolvimento humano e econômico do estado até 2032.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/dnit-e-fiema-debatem-mapa-estrategico-da-industria/