23 de dezembro de 2025
Google processa empresa que extrai dados dos resultados de busca
Compartilhe:

O Google abriu um processo contra a SerpApi, empresa que transforma os famosos dez links azuis em negócio lucrativo. A ação busca proteger os resultados de busca e os sites indexados, alegando que a SerpApi ignora regras e termos de serviço para extrair e revender informações sem autorização.

Especialistas interpretam a medida como um possível endurecimento do Google na proteção de seus dados, especialmente diante da crescente demanda por informações na era da inteligência artificial, explica a ArsTechnica.

Medida do Google reforça controle sobre dados de busca em meio à crescente demanda por informações na IA (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

SerpApi e a linha cinzenta da extração de dados

A SerpApi fornece dados de busca para empresas que dependem deles, mas atua em uma área legalmente incerta. Como o Google não oferece uma API oficial, companhias, como a Perplexity, recorrem a dados de segunda mão, incluindo links do Reddit, que recentemente entrou com processo semelhante contra a SerpApi.

O Google afirma que a prática da SerpApi desrespeita os direitos dos sites indexados. Em postagem no blog oficial, a empresa afirma que “a SerpApi viola as escolhas de sites e detentores de direitos autorais sobre quem deve ter acesso ao seu conteúdo”.

Entre os impactos desse tipo de extração estão:

  • Fornecimento de informações para chatbots que não têm acesso direto à web.
  • Menor demanda por outros índices da web que oferecem APIs, como Brave e Bing.
  • Uso crescente de bots e falsificação de agentes de usuário para coletar dados em massa.
Extração de dados da SerpApi ajuda chatbots sem acesso à web, mas aumenta uso de bots e falsificação de agentes.
Extração de dados da SerpApi ajuda chatbots sem acesso à web, mas aumenta uso de bots e falsificação de agentes (Imagem: dizain/Shutterstock)

Mudança de postura do Google

Embora a extração de dados da SerpApi não seja nova, o Google afirma que práticas enganosas aumentaram no último ano, como o bombardeio de sites com bots. A empresa evita fornecer APIs oficiais de busca, protegendo seus interesses comerciais e limitando a concorrência.

Leia mais:

  • IA já domina a internet, mas conteúdo humano pode ser cada vez mais valorizado…
  • Google amplia verificação de IA do Gemini para vídeos
  • IA na busca do Google faz mais uma ‘vítima’

Além de proteger os sites indexados, a ação também beneficia o próprio Google, ao reduzir a extração de dados não autorizada e garantir que o uso das SERPs siga dentro das regras da empresa.

Google endurece regras contra extração de dados com foco em IA e chatbots que dependem dessas informações.
Google endurece regras contra extração de dados com foco em IA e chatbots que dependem dessas informações (Imagem: PixieMe/Shutterstock)

O que isso significa?

O processo indica um endurecimento do Google em relação à extração de dados, principalmente com o crescimento da inteligência artificial e de chatbots que dependem dessas informações. Empresas que buscam dados de busca poderão precisar recorrer a fontes oficiais ou negociar diretamente o acesso com plataformas confiáveis.

O post Google processa empresa que extrai dados dos resultados de busca sem autorização apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/23/pro/google-processa-empresa-que-extrai-dados-dos-resultados-de-busca-sem-autorizacao/