O verão começou e você provavelmente já começou a senti-lo. Uma nova onda de calor se instalou sobre boa parte do Brasil logo na primeira semana da estação e deve marcar os dias de Natal com temperaturas muito acima do normal, especialmente no Centro-Sul do país. O padrão favorece tardes quentes, noites abafadas e pouco alívio térmico mesmo fora do pico do sol
O cenário é resultado de um bloqueio atmosférico, espécie de “tampa” na atmosfera que dificulta a entrada de frentes frias e sistemas de chuva mais organizados. Com isso, o calor se acumula dia após dia, o que eleva máximas e mínimas e prolonga a sensação de desconforto ao longo da semana.
Onda de calor que se espalha pelo Centro-Sul do Brasil nesta semana
A atuação desse bloqueio cria um padrão típico de onda de calor, quando as temperaturas ficam ao menos 5 °C acima da média por vários dias seguidos.
O efeito não é uniforme em todo o país, mas atinge em cheio estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Em algumas áreas, o calor deve persistir até o fim da semana; em outras, começa a perder força depois do Natal.
Sul
Entre Santa Catarina e o Paraná, o período mais crítico ocorre até o dia de Natal. Depois disso, a tendência é de redução gradual do calor, com a volta das chuvas ajudando a aliviar as temperaturas. Mesmo assim, até lá, as tardes seguem quentes e as noites pouco refrescantes.
Sudeste
O calor ganha força sobretudo no interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais.
A capital paulista pode registrar máximas próximas de 35 °C, com chance de recorde histórico para dezembro se os termômetros chegarem a 36 °C.
No Rio de Janeiro, o sol volta a predominar ao longo da semana, após dias de nebulosidade e chuva passageira, mantendo o abafamento elevado.
Centro-Oeste
O calor também domina o cenário. As temperaturas seguem acima da média, combinadas com pancadas isoladas de chuva, típicas de dias quentes e úmidos.

Em Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, há risco de temporais pontuais, enquanto Goiás e o Distrito Federal devem ter chuva irregular e sensação térmica elevada durante grande parte do dia.
Norte e Nordeste
A onda de calor não atua diretamente. Ainda assim, o calor é mais sentido no interior, enquanto o litoral se beneficia da ventilação oceânica, que ajuda a conter as máximas.
Leia mais:
- Prepare-se para um verão um pouco diferente no Brasil
- 2025 no pódio do calor: mundo entra em sequência inédita de extremos climáticos
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
No Norte, seguem as instabilidades, com risco de temporais em estados como Amazonas, Pará e Rondônia. No Nordeste, a chuva se concentra em áreas do sul e oeste da Bahia, além de pontos do Ceará, Maranhão e Piauí, enquanto o interior permanece mais seco e quente.
(Essa matéria usou informações de Climatempo e G1.)
O post Vai fazer calor no Natal? Saiba como fica o tempo nesta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/23/ciencia-e-espaco/saiba-como-fica-o-tempo-nesta-semana-de-natal/
