A Amazon anunciou a ampliação de sua assistente digital com inteligência artificial, a Alexa+, com a adição de novas integrações que prometem tornar o serviço mais útil no dia a dia.
A partir de 2026, a assistente passará a funcionar com Angi, Expedia, Square e Yelp, expandindo o leque de tarefas que podem ser realizadas por meio de comandos de voz ou conversas em linguagem natural.
Com as novas parcerias, usuários poderão, por exemplo, comparar e reservar hotéis, solicitar orçamentos para serviços domésticos ou agendar horários em salões de beleza.
No caso da Expedia, a Alexa+ também permitirá recomendações personalizadas com base em preferências do usuário, como encontrar hotéis que aceitem animais de estimação para um fim de semana específico.
Alexa como plataforma de serviços
- As novidades se somam às integrações já existentes da Alexa+ com serviços como Fodor, OpenTable, Suno, Ticketmaster, Thumbtack e Uber.
- A proposta da Amazon segue uma tendência mais ampla do setor, em que assistentes de IA passam a funcionar como uma espécie de “plataforma de aplicativos”, semelhante ao que o ChatGPT vem fazendo ao incorporar serviços externos ao seu chatbot.
- Na prática, isso significa que o consumidor pode pedir à Alexa para chamar um Uber, reservar uma mesa para jantar e resolver diferentes tarefas online sem precisar abrir aplicativos ou acessar sites.
- A interação ocorre por meio de diálogos contínuos, permitindo ajustar pedidos e refinar solicitações ao longo da conversa.
Leia mais:
- Tem bebê em casa? Veja 6 dicas para utilizar a Alexa e aprimorar sua rotina
- Como escolher o dispositivo com Alexa ideal para você?
- 10 funções secretas da Alexa que você ainda não usou

Desafio é mudar o hábito do usuário
Ainda é incerto, porém, se os usuários vão adotar esse modelo em larga escala. A Amazon afirma que, entre os primeiros usuários do Alexa+, integrações com provedores de serviços domésticos e pessoais, como Thumbtack e Vagaro, têm apresentado engajamento considerado forte.
Para que essa abordagem se consolide, especialistas apontam que os assistentes de IA precisarão ser tão simples — ou mais eficientes — do que os aplicativos tradicionais.
Além disso, será essencial oferecer uma ampla variedade de serviços e sugeri-los no momento certo, sem que isso soe como publicidade excessiva, um fator que pode afastar usuários em vez de atraí-los.

O post Alexa ganha novas funções e avança como plataforma de aplicativos de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/23/pro/alexa-ganha-novas-funcoes-e-avanca-como-plataforma-de-aplicativos-de-ia/
