caos político
A mudança ocorre em cumprimento a uma decisão judicial do TJMA, que afastou do cargo o prefeito Paulo Curió (União) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD)
José Luís Araújo Diniz assume prefeitura de Turilândia em prisão domiciliar e sob investigação (Foto: Reprodução)
Mesmo em prisão domiciliar e sob investigação, o presidente da Câmara Municipal de Turilândia, vereador José Luís Araújo Diniz, conhecido como “Pelego” (União Brasil), assumiu interinamente o comando da Prefeitura do município. A mudança ocorre em cumprimento a uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que afastou do cargo o prefeito Paulo Curió (União) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD).
A vacância temporária e a definição da nova linha sucessória foram formalizadas por meio de portaria publicada nesta sexta-feira (26). Com a ida de Pelego para o Executivo, a vice-presidente da Câmara, vereadora Inailce Nogueira Lopes, assumiu interinamente a presidência do Legislativo municipal.
José Luís Diniz é um dos investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de desvio de recursos públicos em Turilândia, e cumpre prisão domiciliar. Apesar da medida cautelar, a Justiça autorizou o vereador – assim como outros parlamentares investigados – a se deslocar exclusivamente para participar de sessões legislativas previamente agendadas.
Qualquer descumprimento das condições impostas pode resultar na revogação da prisão domiciliar e transferência para uma unidade prisional.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/presidente-da-camara-de-turilandia-assume-prefeitura-mesmo-em-prisao-domiciliar/
