24 de novembro de 2024
Bumba boi da Fé em Deus 98 anos no São
Compartilhe:

O Bumba meu boi de sotaque de zabumba é considerado a brincadeira mais tradicional dos
folguedos juninos. E o Boi Sempre Com Deus, conhecido como Boi da Fé em deus, que já conta com 98 anos de existência é um dos mais emblemáticos de todos os que “brincam” no São João do Maranhão.

Trata-se de um bumba-boi histórico que hoje é comandado pelo Mestre Tonico Ribeiro (Antônio Ribeiro), tendo sido fundado pelo lendário Laurentino, tendo passado pelas mãos da senhora Terezinha Jansen após a morte do Mestre Laurentino e agora está no comando do Mestre Tonico que, enfrenta todas as dificuldades, mas mantém viva a tradição do Bumba Boi que há 57 anos está sediado no bairro da Fé em Deus. Tonico Ribeiro se iniciou na brincadeira de bumba meu boi aos nove anos de idade, no grupo de tapuios, levado pelo seu pai, quando sua família residia na zona rural do município de Pinheiro, sua
terra natal.

Veio para São Luís a convite do Mestre Laurentino para participar do Bumba Boi Sempre com Deus, onde passou a fazer tudo, cuidando inclusive da confecção e reparos dos instrumentos de percussão (zabumba, pandeiros, e etc). Está na brincadeira há 67 anos e se manteve na retaguarda da administração do bumba-boi e passou ao comando da brincadeira, com a morte de Terezinha Jansen. O Bumba-boi da Fé em deus, está ensaiando e se preparando para fazer bonito nos festejos juninos de 2024, sendo um boi de tradição que é sempre muito aplaudido nas suas apresentações nos arraias da capital.

Este ano o bumba boi da Fé em Deus vai brincar com um “batalhão pesado” composto por mais de oitenta participantes. Distribuídos nos grupos de tapuios (índios e índias), cantadores, percussionistas (zabumba e pandeiros), Vaqueiros de fita, Catirina, Pai Francisco e demais personagens do bumba-boi.

O Mestre Tonico lamenta que as autoridades que cuidam do folclore e da cultura popular em geral não tratem com isonomias as brincadeiras, principalmente as mais tradicionais, que contam mais tempo de atividades. “Eles prestigiam o que vem de fora, em detrimento das brincadeiras e dos artistas populares locais”. Consta que o Bumba Boi de Zabumba sofreu a
influência dos açorianos porque está marcado pelo uso da zabumba enquanto que no ritmo do seu toque está evidente a influência dos povos africanos. Sendo este o boi que melhor se identifica coma ancestralidade do povo maranhense.

BUMBA-BOI SUA ORIGEM

O Bumba Meu Boi é um folguedo brasileiro muito tradicional, típico da região nordeste do Brasil. Teve início no século XVIII, misturando aspectos das culturas portuguesa, açoriana, negra e indígena. É uma das mais expressivas manifestações culturais do estado do Maranhão.

CARACTERÍSTICAS

Consiste numa dança acompanhada por música regional, e cada tipo de bumba boi tem um ritmo próprio que é chamado de sotaque: baixada, zabumba, matraca (boi da ilha), orquestra e costa de mão.

Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando com muit animação no círculo formado pelos demais brincantes, conforme a coreografia de cada grupo.

Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do nosso país. É também conhecida como boi bumbá, boi pintadinho ou simplesmente bumba meu boi.

Curiosidades:

As mulheres não participam ativamente da festa do Bumba Meu Boi. Porém, elas assistem, e algumas vezes ajudam na organização.

Segundo a lenda, um fazendeiro encontrou seu boi preferido morto. Muito triste, chamou o pajé que, através de rituais e rezas indígenas, conseguiu ressuscitar o animal. O boi saiu todo feliz dançando com seu dono e moradores da região. Embora Bumba Meu Boi seja o nome mais conhecido, também possui outros nomes de acordo com a região. São os principais: boi-de-reis, boi-bumbá e boi-calemba.

Em agosto de 2012, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como manifestação cultural do Brasil
pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), recebendo a certificação do título de Patrimônio Cultural do Brasil. A cidade de Parintins, localizada no estado do
Amazonas, possui o título de Capital Nacional do Bo Bumbá.

Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2024/05/bumba-boi-da-fe-em-deus-98-anos-no-sao-joao-do-maranhao/