10 de janeiro de 2026
Rússia lança míssil hipersônico em ofensiva contra a Ucrânia
Compartilhe:

Em meio às negociações para um possível acordo de paz, a Rússia realizou um ataque de grandes proporções contra a Ucrânia entre a noite de quinta-feira (8) e a madrugada desta sexta-feira (9), utilizando o míssil hipersônico de médio alcance Oreshnik, além de drones e outros armamentos.

Esta é a segunda vez que Moscou emprega o míssil Oreshnik no conflito. Capaz de atingir até dez vezes a velocidade do som, o projétil é considerado uma das armas mais avançadas do arsenal russo e pode, segundo especialistas, transportar ogivas nucleares.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o lançamento foi uma resposta a uma suposta tentativa ucraniana de ataque com drones a uma das residências do presidente Vladimir Putin no mês passado. A informação foi divulgada pela imprensa estatal russa, enquanto o governo ucraniano nega qualquer envolvimento nesse episódio.

O primeiro uso do míssil Oreshnik contra a Ucrânia teria ocorrido no fim de 2024. Nesta nova ofensiva, segundo Moscou, os alvos foram infraestruturas consideradas críticas, atingidas por meio de drones de ataque e armamentos terrestres e marítimos de alta precisão e longo alcance.

Em comunicado, o governo russo afirmou que “todos os alvos foram atingidos”, citando, entre eles, uma fábrica de drones supostamente ligada ao ataque contra a residência de Putin, além de instalações do setor energético.

Míssil

Pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que o país foi alvo do míssil Oreshnik, além de 22 mísseis de cruzeiro e 13 mísseis balísticos. Segundo ele, prédios residenciais também foram atingidos durante a ofensiva.

Zelensky informou ainda que foram detectados 242 drones no ataque. Até o momento, há confirmação de ao menos quatro mortes em Kiev e dezenas de feridos.

“É necessária uma reação clara do mundo, especialmente dos Estados Unidos, cujos sinais a Rússia realmente considera. Moscou precisa ser pressionada a se concentrar na diplomacia e a sentir consequências sempre que optar por assassinatos e pela destruição de infraestrutura”, declarou o presidente ucraniano.

*Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/russia-lanca-missil-hipersonico-em-ofensiva-contra-a-ucrania/