Wagner Moura venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Cinema – Drama, neste domingo (11), por sua atuação em “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
“O Agente Secreto é um filme sobre a memória, ou a falta dela, e um trauma geracional. Eu acho que se o trauma puder ser passado por gerações, os valores também podem ser passados de uma geração para outra. Então, esse prêmio vai para aqueles que estão ali, seguindo seus valores nos momentos difíceis, para os nossos filhos, para a minha mulher e para todo mundo no Brasil. Viva a cultura brasileira! Muito obrigada!”, afirmou Moura em sua premiação.
A vitória do ator reforça o desempenho histórico de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro. Na mesma noite, o longa brasileiro venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, consolidando sua trajetória internacional após a passagem por festivais como Cannes e pela temporada de prêmios da crítica.
Ainda na noite deste domingo, “O Agente Secreto” segue na disputa por Melhor Filme – Drama, categoria principal do cinema no Globo de Ouro, ampliando as expectativas em torno do filme brasileiro na cerimônia.
No filme, Moura interpreta Marcelo, um homem que retorna ao Recife dos anos 1970 e acaba envolvido em uma rede de vigilância e repressão política durante a ditadura militar. A atuação vinha sendo apontada pela crítica internacional como um dos destaques da temporada, especialmente pelo tom contido e pela construção psicológica do personagem.
O ator superou Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Fonte: https://horadopovo.com.br/wagner-moura-leva-o-premio-de-melhor-ator-no-globo-de-ouro/
