Foto: Assis Fernandes/O Dia
Ao O Dia, Enzo Samuel comentou que a disputa eleitoral não deverá interferir nos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara de Teresina
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), afirmou que irá cobrar uma maior presença dos parlamentares da Casa durante a campanha eleitoral de 2026. Conforme o calendário eleitoral deste ano, o próximo pleito, no qual deverá eleger presidente, governadores, senadores e deputados, deverá ocorrer no dia 4 de outubro.
Apesar das eleições gerais de 2026 não estarem voltadas à escolha de prefeitos e vereadores, muitos desses parlamentares se dedicam a apoiar demais candidatos com quem possuem alianças políticas. Além disso, há também vereadores que buscam se eleger para outras casas, como a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.
Ao O Dia, Enzo Samuel comentou que a disputa eleitoral não deverá interferir nos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara de Teresina.
“Sempre falo que o ano mais complexo em relação a isso para o vereador é o ano da eleição do próprio vereador que ele tem que andar muito. Esse ano é uma eleição estadual, mas administrativamente a Câmara não para. Por exemplo, agora está em recesso, mas funciona de forma administrativa e nós vamos cobrar como sempre cobramos a presença de todos”, disse.
Enzo também comentou que, apesar de alguns vereadores também disputarem outros cargos políticos, o objetivo da Mesa Diretora é prezar pelo andamento harmonioso da Casa e dar seguimento e celeridade às tramitações pertinentes do parlamento municipal.
“Eles [vereadores] devem se portar da mesma forma que é em todo ano eleitoral. A gente não pára. Se o presidente da República é candidato, ele continua presidente e continua em campanha. Isso é assim também com o governo, como é deputado estadual e federal”, pontuou.
Pré-candidato a deputado estadual
Na oportunidade, o presidente da CMT comentou sobre sua pré-candidatura a deputado estadual. Segundo ele, os trabalhos estão acontecendo, com os diálogos sendo intensificados em Teresina e no interior.
“A gente vem dialogando, a gente vem conversando, a gente sabe que não é um processo fácil, mas com a benção do homem lá de cima, tudo no momento certo, nós vamos fazer as definições e vamos fazer de forma bastante equilibrada”, citou.
A expectativa é que Enzo Samuel dispute vaga na Alepi pelo PT, mas ele não descartou continuar na agremiação que é filiado, o PDT.
“Tenho todo o respeito e carinho pelo Partido dos Trabalhadores, mas hoje eu posso dizer que estou bem à vontade no PDT, quero tentar construir uma chapa forte dentro do PDT”, concluiu.
Fonte: portalodia.com
