A segunda rodada do Campeonato Maranhense teve como principal destaque a vitória do caçula Luminense por 1 a 0 sobre o Imperatriz. O resultado valeu ao time do município de Paço do Lumiar a liderança da competição com 6 pontos ganhos, à frente dos três clubes grandes da capital: Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético.
Jogando no inacabado gramado do Estádio Dário Santos, à tarde, o Luminense teve oportunidade de ganhar por mais gols de diferença, mas não soube finalizar com sucesso. O gol único foi marcado por Índio Potiguar, aos 46 minutos do primeiro tempo.
Na etapa final, o time visitante partiu para o ataque e buscou o empate, mas ficou exposto aos contra-ataques. Na fase dos acréscimos, Pedro, atacante do Luminense saiu do seu campo e ficou livre na entrada da área, chutou rasteiro, forte, mas o goleiro Matheus evitou a queda de sua meta, fazendo grande defesa. O próximo jogo do time de Paço do Lumiar será contra o Moto Club, domingo, no Estádio Nhozinho Santos, às 16h. Já o Cavalo de Aço enfrentará o ITZ Sport, sábado, às 19h30, no Frei Epifânio.
Sampaio 0 x 0 IAPE
No Estádio Castelão, Sampaio e IAPE ficaram no empate por 1 a 1.O Canário da Ilha teve mais chances de gol no primeiro tempo. Por conta disso, o goleiro tricolor Wellington foi bem mais empenhado que o defensor adversário, Kennedy. Com o Tricolor saindo lentamente do meio de campo para o ataque e pouco criativo, a defesa contrária teve muito mais facilidade para levar vantagem. Na segunda etapa, o panorama mudou muito pouco. O time sampaíno continuou sem criatividade, chutando de fora da área, enquanto o IAPE, por muito pouco não abriu o marcado. O goleiro Wellington voltou a ser o destaque, fazendo pelo menos duas defesas difíceis. Final 0 a 0. Público e renda não foram divulgados.
ITZ Sport 1 x1 Moto
O jogo começou com atraso de 9 minutos no Estádio Frei Epifânio. Coube ao Moto a iniciativa de ir com mais intensidade ao ataque. Por isso, logo aos 12 minutos o atacante Jean abriu o marcador. A alegria motense não durou muito tempo, pois o ITZ lançou-se à frente e empatou aos 21. O primeiro tempo terminou bastante equilibrado. Na segunda fase o panorama não mudou em erros e acertos das duas equipes.
Maranhão 3 x 1 Tuntum
No Nhozinho Santos, o Maranhão dominou o adversário durante maior tempo da etapa inicial, mas demorou para movimentar o placar. Tudo porque o time abusava dos toques e não arrematava com precisão. O Tuntum, bem armado defensivamente, suportou até aos 35 minutos, quando Will cruzou da direita e Vagalume, fazendo valer a “Lei do Ex”, finalizou com sucesso: 1 a 0.
No segundo tempo, com as alterações feitas pelo técnico Marcinho Guerreiro, Pimentinha, Luís Gustavo e Jorge foram os destaques. Aos 15 minutos, Patrick (de cabeça) fez 2 a 0, Robert (de falta) diminuiu para 2 a 1 aos 37, e um minuto depois, Jorge fez um golaço em jogada individual: 3 a 1.
PRÓXIMOS JOGOS
Sábado, 17/01
ITZ Sport x Imperatriz, 19h30
Domingo, 18/01
Sampaio x Maranhão, no Castelão, 16h
Luminense x Moto, no Nhozinho Santos,16h
Tuntum x IAPE, no Rafael Seabra, 15h30
CLASSIFICAÇÃO
1º – Luminense – 6 pontos
2º – Maranhão – 4
3º – IAPE – 4
4º – Moto Club – 2
5º – Sampaio Corrêa – 2
6º – ITZ Sport– 1
7º – Tuntum – zero
Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2026/01/luminense-invicto-e-lider-a-surpresa-do-campeonato-maranhense-2026/
