Neste 15 de janeiro, a Wikipédia completa 25 anos. Quando lançado, em 2001, o site tinha cerca de 100 artigos. Hoje, é uma referência de enciclopédia e conhecimento colaborativo na internet, com mais de 66 milhões de artigos sobre temas diversos.
Em comemoração, a Fundação Wikimedia (organização sem fins lucrativos responsável por manter a Wikipédia) está lançando vídeos curtos dos bastidores da plataforma, destacando o papel humano por trás do sucesso.
Wikipédia completa 25 anos
Em 2001, a Wikipédia tinha cerca de 100 artigos. Em 2026, são mais de 66 milhões deles, com quase 15 bilhões de visualizações mensais em todo o mundo.
Sob o slogan “A enciclopédia livre que todos podem editar”, o projeto é considerado um dos maiores serviços de enciclopédia online do mundo e está entre os dez sites mais acessados do planeta.
Na prática, qualquer pessoa pode criar um artigo sobre determinado assunto, que passa por edição de editores voluntários. Depois de publicado, o artigo fica livra para outras edições.
Como lembrou a Agência Brasil, no Brasil a Wikipédia também tem sua importância. Em 2020, no início da pandemia de covid-19, o termo “Gripe Espanhola” foi o mais pesquisado do país, com mais de 3 milhões de acessos ao longo do ano. Já em 2018, o termo mais procurado foi “Jair Bolsonaro”, com cerca de 6 milhões de visualizações. Em 2024, foi “ChatGPT”, com 3,6 milhões de cliques.

Quem faz a Wikipédia
Em comemoração aos 25 anos, a Fundação Wikimedia lançou vídeos curtos que contam a história de oito editores voluntários de diferentes países, destacando o papel humano por trás do projeto colaborativo.
Entre os perfis apresentados estão:
- “Hurricane Hank”, editor ativo desde 2005, conhecido por suas contribuições na cobertura do furacão Katrina;
- Netha, médica indiana que atuou para combater desinformação durante a pandemia de covid-19, usando sua formação científica para melhores os conteúdos sobre saúde;
- Joanne, do Reino Unido, que criou a página dedicada a Eloise Butler, pioneira do primeiro jardim público de flores silvestres dos Estados Unidos, após conhecer sua história pelas redes sociais;
- Gabe, que dedica-se a ampliar e qualificar a representação de personalidades negras históricas na enciclopédia.
Segundo a Wikimedia, a proposta da minissérie é evidenciar o trabalho das pessoas por trás dos artigos, algo considerado ainda mais relevante em um momento de expansão do uso de inteligência artificial para a produção de informações.
Você pode conferir a série de vídeos completa neste link.

Cápsula do tempo
Além dos vídeos, a fundação lançou uma “cápsula do tempo” digital com registros da trajetória da Wikipédia.
O material inclui uma gravação do fundador Jimmy Wales e relembra episódios marcantes, como o pico histórico de acessos em 2009 após a morte de Michael Jackson, que quase sobrecarregou os servidores da plataforma.
Leia mais:
- Wikipédia adota novas medidas para combater uso de IA
- Wikipedia cria guia detalhado para identificar textos escritos por IA
- “Não existe viés”: CEO da Wikipédia responde a ataques de Musk e de cofundador dissidente
- Grokipedia, de Musk, copia a Wikipédia e cita sites conspiratórios, diz estudo
As comemorações também contam com um cartão de aniversário virtual, que pode ser assinado pelo público, e uma transmissão ao vivo do evento de aniversário no YouTube, marcada para às 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira.
O post Wikipédia comemora 25 anos com milhões de artigos e curiosidades dos bastidores apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/15/internet-e-redes-sociais/wikipedia-comemora-25-anos-com-milhoes-de-artigos-e-curiosidades-dos-bastidores/
