Durante décadas, o litoral do Paraná foi visto como um destino para a alta temporada, de maneira restrita a essa época do ano. Nos últimos anos, porém, a região passou por um processo consistente de transformação que a reposiciona no mapa do turismo brasileiro. A combinação entre investimentos públicos, projetos privados de alto padrão e experiências reconhecidas internacionalmente vem mudando a percepção do público e criando uma nova dinâmica de desenvolvimento local.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A mudança de patamar é perceptível especialmente em cidades como Matinhos, diretamente ligada às obras estruturantes e ao foco dos projetos do governo do estado para a região, conforme atribui o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Felipe Nascimento. “As intervenções em infraestrutura, como o engordamento da orla, a duplicação da JK [prolongamento da PR-412, que corta Matinhos] e os sistemas de drenagem fizeram nosso litoral dar um salto na valorização imobiliária e na atração de turistas”, afirma.
Segundo ele, o fluxo do comércio aumentou entre 20% e 30%, e a permanência do visitante fora da temporada se tornou mais comum. “Hoje, o turista consolida suas férias no nosso litoral ao longo de todo o ano, não apenas no verão”, diz.
A expectativa do setor é de que esse crescimento se intensifique nos próximos anos com a conclusão de obras estratégicas, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação rodoviária do trecho entre Matinhos e Pontal do Paraná. Para Nascimento, essas intervenções ajudam a consolidar o litoral do Paraná como um destino competitivo no cenário nacional.
VEJA TAMBÉM:
-
Paraná avança na revitalização da orla de Guaratuba e na duplicação da rodovia de Garuva
Litoral do Paraná ganha vitrine nacional com pousada premiada na Ilha do Mel
O novo momento do turismo também se reflete na qualificação da oferta hoteleira. Um dos exemplos é a Ilha do Mel Lodges, eleita uma das 15 melhores pousadas do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2025/2026 e única representante paranaense no ranking. “Coloca o litoral paranaense em destaque e mostra que a região entrega experiências de alto nível em um ambiente preservado e autêntico”, diz Themis de Camargo Penteado, sócia da pousada.
Inaugurada em 2022, na Praia do Istmo, a pousada reúne cinco unidades construídas sobre decks elevados, em meio à vegetação e à fauna locais. O projeto combina arquitetura natural, conforto, privacidade e serviços sofisticados, mantendo a essência rústica que tornou a Ilha do Mel um dos destinos mais desejados do estado.
Após a divulgação do prêmio, a procura cresceu de forma imediata. “A expectativa para o verão é muito positiva. Recebemos hóspedes de vários estados, visitantes internacionais e pessoas em busca de experiências gastronômicas e celebrações especiais”, relata Themis.
Segundo ela, o conforto aliado à exclusividade tem sido decisivo na escolha pela hospedagem, sinalizando um crescimento desse perfil entre quem procura o litoral do Paraná. “O litoral tem potencial para crescer de forma responsável e atrair visitantes que valorizam natureza, bem-estar e conforto. A ilha seguirá diferenciada justamente por conseguir equilibrar simplicidade e sofisticação”, avalia a empreendedora.
A pousada da Ilha do Mel que entrou no ranking das melhores do Brasil simboliza a nova fase do turismo no litoral do Paraná, marcada por experiências de alto padrão em ambientes preservados. (Foto: Carolina Bassani/Ilha do Mel Lodges)Passeio de trem fortalece economia e projeta o litoral paranaense no exterior
Outra alavanca desse novo ciclo na região é o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, operado pela Serra Verde Express, recentemente eleito um dos melhores do mundo pela editora britânica Lonely Planet. O trajeto integra a publicação “Amazing train journeys 2025“, que reúne as 60 viagens ferroviárias mais marcantes do planeta. O destaque paranaense é o único representante brasileiro na lista.
O impacto do reconhecimento refletiu em cerca de 280 mil passageiros transportados no ano passado, 20 mil a mais do que em 2024, conforme o diretor-geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho. Em dias de operação, mais de 2 mil pessoas descem a Serra do Mar, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e atrativos turísticos de Morretes, Antonina e outros destinos do litoral.
Um dos destaques está na mudança no perfil do visitante. “Há uma presença maior de turistas de fora do Paraná e um crescimento significativo de estrangeiros, especialmente da Europa e dos Estados Unidos”, afirma Arruda. Segundo ele, o público contemporâneo busca mais que o deslocamento: quer experiências ligadas à natureza, à história e à cultura.
“O litoral deixou de ser visto apenas como destino de praia ou veraneio e passou a ser reconhecido como um território rico e diverso, capaz de conquistar novos públicos e redefinir o valor da região”, pontua Arruda. Além do impacto no fluxo de visitantes, o passeio ferroviário fortalece a identidade turística do estado e impulsiona novos projetos de desenvolvimento regional.
Para os próximos anos, a Serra Verde Express prepara investimentos voltados ao ecoturismo e à economia circular, incluindo empreendimentos estruturantes em Morretes e na região da Serra do Mar. “O trem conecta cidades, valoriza a Mata Atlântica e projeta o Paraná no Brasil e no exterior como um destino turístico completo, que une natureza, cultura e história”, destaca o diretor da empresa.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/litoral-do-parana-vive-novo-momento-impulsiona-turismo/
