recomendações
A medida busca garantir maior segurança, já que permanecer dentro dos automóveis dificulta a evacuação em emergências
Empresas atendem a recomendação do MPF para que passageiros deixem veículos durante travessia em ferry boat no MA (Foto: Ministério Público do Maranhão)
As empresas Internacional Marítima, Serviporto e Henvil Transportes, junto à Capitania dos Portos, passaram a cumprir recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que passageiros deixem os veículos durante a travessia de ferry boat entre São Luís e Alcântara.
A medida busca garantir maior segurança, já que permanecer dentro dos automóveis dificulta a evacuação em emergências e aumenta o risco de ferimentos em caso de colisão ou naufrágio.
Embora a norma técnica da Autoridade Marítima (NORMAM-202/DPC) utilize o termo “recomenda-se”, o MPF e a Capitania dos Portos interpretam a saída dos passageiros como obrigatória. As embarcações devem oferecer áreas específicas e protegidas para acomodação dos usuários.
Em situações excepcionais, quando houver justificativa para permanecer no veículo, as empresas deverão apresentar plano de execução à Capitania dos Portos, detalhando hipóteses e medidas adicionais de segurança.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/passageiros-deverao-sair-dos-veiculos-durante-a-travessia-de-ferry-boat-entre-sao-luis-e-alcantara/
