Chega ao fim nesta sexta-feira (16) o período de votação que definirá os finalistas da 98ª edição do Oscar. Desde a última segunda-feira, mais de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) — incluindo a elite de atores, diretores e técnicos da indústria — registram suas escolhas para a maior premiação do cinema mundial. O resultado oficial será revelado na próxima quinta-feira, 22 de janeiro.
Nesta fase, o sistema de votação é setorial: profissionais votam em seus pares (atores em atores, editores em editores), com exceção da categoria de Melhor Filme, que recebe votos de todos os integrantes da Academia. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para o dia 15 de março, no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles.
O “Fator Brasil” na temporada de prêmios
Após anos de expectativa, o cinema brasileiro entra na reta final da votação com um dos cenários mais promissores de sua história. O principal expoente é “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O longa, que recentemente conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional, consolidou-se como um dos favoritos e figura não apenas na pré-lista de Filme Internacional, mas também na categoria de Direção de Elenco.
Especialistas e críticos apontam que o país pode alcançar o feito histórico de até nove indicações. Entre as possibilidades que geram maior repercussão está a de Wagner Moura na categoria de Melhor Ator, por sua performance no thriller de Mendonça Filho.
Presença em múltiplas frentes
A diversidade da produção nacional é outro ponto forte deste ano. Além da ficção de Kleber Mendonça Filho, o Brasil marca presença em:
- Documentário: com Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, e Yanuni.
- Curta-Metragem: com Amarela, de André Hayato Saito.
- Categorias Técnicas: destaque para o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pré-selecionado por seu trabalho no filme independente americano Sonhos de Trem.
Destaques das pré-listas
Confira os principais concorrentes que disputam as cinco vagas finais em cada categoria com participação brasileira:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/votacao-para-os-indicados-ao-oscar-encerra-nesta-sexta-brasil-chega-com-favoritismo/
