Um dos suspeitos de envolvimento no assalto a uma cooperativa de crédito no bairro Cohab, em São Luís, foi preso na segunda-feira (19) no município de Cajapió, na Baixada Maranhense. A ação policial ocorreu mais de dois meses após o crime, registrado em novembro de 2025.
O homem foi identificado como Tiago Antônio Moraes Lopes, apontado pelas investigações como um dos autores do roubo ocorrido no dia 11 de novembro do ano passado. Na ocasião, dois suspeitos invadiram a agência, anunciaram o assalto e fugiram levando uma quantia em dinheiro.
A prisão foi efetuada por uma equipe do 36º Batalhão da Polícia Militar de Viana, na rua da Chapadinha, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pelo Plantão Judiciário Criminal da Comarca da Ilha de São Luís.
Durante a identificação, os policiais constataram ainda a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Comarca de São Vicente Férrer, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e descumprimento de medidas cautelares. Esse processo é referente a um roubo majorado contra uma loja de departamentos ocorrido anteriormente na capital maranhense.
Após a prisão, Tiago Antônio Moraes Lopes foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos legais e ele permaneceu à disposição da Justiça.
O caso
A agência da cooperativa de crédito localizada no bairro Cohab foi alvo de criminosos na manhã do dia 11 de novembro de 2025. Segundo a polícia, dois homens participaram da ação.
As investigações indicam que um dos suspeitos entrou inicialmente no local se passando por cliente, portando um possível simulacro de arma de fogo. Pouco depois, o segundo envolvido chegou à agência e anunciou o assalto, rendendo clientes, funcionários e seguranças.
Após recolherem o dinheiro, os criminosos fugiram. A ocorrência mobilizou diversas equipes da Polícia Militar e contou com o apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), que chegou a pousar na Avenida Jerônimo de Albuquerque, uma das principais vias de São Luís, durante as buscas.
De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Marcelo, o crime teve início por volta das 10h20. A Polícia Militar isolou a área e acompanhou a saída das pessoas que estavam na agência, que passaram por averiguação.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que as forças de segurança foram acionadas imediatamente após o crime. Imagens do circuito interno de segurança foram encaminhadas ao setor de inteligência da Polícia Militar para auxiliar na identificação dos envolvidos.
As investigações continuam sob responsabilidade da Polícia Civil, por meio do Departamento de Roubo a Instituição Financeira (Decrif), que segue trabalhando para localizar e prender outros possíveis participantes da ação criminosa.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/suspeito-de-assalto-a-instituicao-financeira-e-preso-na-baixada-maranhense/
