Beneficiários e advogados previdenciários enfrentam dificuldades para acessar os serviços do Portal Meu INSS desde a última segunda-feira (19). Relatos de falhas no carregamento de extratos e lentidão no aplicativo ganharam força em plataformas como o Downdetector, atingindo o pico de notificações na tarde desta quarta-feira (21). A instabilidade ocorre em um momento crítico, com a virada da folha de pagamento e a atualização de valores para o ano de 2026.
A Dataprev, responsável pela tecnologia do órgão, atribuiu o problema a um volume atípico de acessos. Na segunda e na terça-feira, o fluxo de usuários superou os 10 milhões diários — um salto de mais de 200% em relação à média habitual.
Três fatores principais explicam essa “corrida” digital: a consulta da nova margem para empréstimo consignado devido ao salário mínimo de R$ 1.621, a necessidade de biometria para desbloqueio de crédito e a antecipação de serviços antes da manutenção programada para o fim do mês.
Manutenção e indisponibilidade programada
O cenário de instabilidade atual deve se agravar temporariamente entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro. O INSS já havia alertado para uma parada total do sistema nessas datas para a migração de dados rumo a uma plataforma tecnológica mais moderna e sustentável.
O objetivo é garantir que, após o processo, o Meu INSS tenha maior capacidade de processamento e suporte a grandes volumes de requisições sem apresentar as lentidões registradas nesta semana.
Mutirão de atendimento aos finais de semana
Para compensar o período em que o sistema e as agências ficarão inoperantes, o INSS anunciou uma estratégia de contingência:
- Plantão Extra: Atendimentos presenciais serão realizados nos dias 24 e 25 de janeiro (sábado e domingo).
- Antecipação: O foco será adiantar agendamentos que ocorreriam durante os dias de manutenção.
- Reencaixe Garantido: Aqueles que não puderem comparecer no fim de semana terão suas vagas realocadas em dias úteis subsequentes com prioridade.
Enquanto a Dataprev trabalha para estabilizar os servidores, a recomendação para aposentados e pensionistas é tentar o acesso em horários de menor fluxo, como no início da manhã ou tarde da noite.
Para dúvidas urgentes que não dependam da plataforma digital, a Central de Atendimento 135 segue operando, embora também possa apresentar tempo de espera elevado devido à alta demanda nacional.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/instabilidade-no-meu-inss-acesso-recorde-causa-lentidao-e-falhas-no-sistema/
