21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O setor de mobilidade passa por mudanças e busca um futuro mais sustentável. Uma das apostas de grandes e pequenas empresas é a célula de hidrogênio, considerada uma das fontes de energia mais verdes do mundo. Chegou a vez da tecnologia chegar nas bicicletas.

A promessa é de menos tempo de carregamento na tomada e impacto ambiental reduzido. Um dos modelos mais recentes foi apresentada pela startup irlandesa HubUR. Saiba mais sobre a novidade.

Leia mais:

  • Hidrogênio impulsiona Alemanha rumo à liderança em energia verde
  • Qual é melhor: carro a hidrogênio ou elétrico?
  • Hidrogênio verde: o que é e quais suas vantagens e desvantagens?

Como funciona a bicicleta movida a hidrogênio

  • A bicicleta eletricamente assistida se chama Boon H2 e não tem bateria a bordo.
  • O veículo de duas rodas utiliza uma célula de combustível de hidrogênio para produzir eletricidade e se mover.
  • Um dispositivo chamado eletrolisador também faz parte do pacote e permitirá aos proprietário produzir o gás necessário para alimentar a célula de combustível em casa.
  • É aqui que entra a vantagem do modelo: a possibilidade de recarregar a bicicleta em casa utilizando apenas água e o gerador de hidrogênio fornecido pela empresa.

A bicicleta virá equipado com um tanque removível de cerca de 2 kg. Os próprios usuários poderão reabastecer o tanque de baixa pressão usando o eletrolisador. Em poucas palavras, significa que os condutores não vão depender de encontrar um posto de hidrogênio por perto para manter a bike rodando, simplificando a adoção do combustível alternativo.

Autonomia e desempenho

Um ponto abaixo da média é a autonomia. Com o tanque removível cheio, a bicicleta percorre até 50 km a uma velocidade máxima de 23 km/h. Para contornar o problema, a startup diz que venderá cartuchos de hidrogênio separadamente para quem precisa fazer trajetos mais longos.

Em termos de construção, a bike possui quadro e garfo de alumínio, rodas de 26 polegadas e pesa cerca de 25 kg, segundo o fabricante. Imagem: Divulgação/HubUR

Quanto custa?

O último quesito é o preço. A startup irlandesa planeja vender a bicicleta, o tanque de hidrogênio e o gerador na faixa dos 6 mil euros, cerca de R$ 33.500 na cotação atual. Quer saber mais sobre a tecnologia? Outro modelo com uma proposta parecida é a bicicleta Alpha Neo, de origem francesa.

Isso é tudo o que foi revelado sobra a Boon H2 até o momento. O modelo será apresentado oficialmente esta semana na feira Vivatech 2024 em Paris, na França.

O post Conheça a nova bicicleta movida a hidrogênio que abastece em casa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/22/carros-e-tecnologia/conheca-a-nova-bicicleta-movida-a-hidrogenio-que-abastece-em-casa/