26 de janeiro de 2026
Austrália: como está o país após derrubar 4,7 milhões de
Compartilhe:

Processos que acusam redes sociais de causar danos psicológicos a adolescentes vão começar a ser julgados nos Estados Unidos. As ações judiciais miram Meta, TikTok e YouTube e podem mudar as regras para as big techs.

Os casos vão testar se é possível provar que redes sociais causam ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. Isso teria impacto na regulação, nos negócios e no design das plataformas digitais.

Julgamento vai analisar alegação de que redes sociais causam danos psicológicos a adolescentes

O primeiro caso envolve uma adolescente que afirma ter desenvolvido ansiedade e depressão após usar redes sociais durante a infância. A ação judicial faz parte de uma série de processos movidos desde 2022 por famílias, escolas e procuradores-gerais.

Julgamento de casos vai testar se é possível provar que redes sociais causam ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental em jovens (Imagem: Denis Mamin/Shutterstock)

Os processos dizem que empresas de tecnologia criaram recursos para manter jovens conectados por mais tempo, com foco em lucro. Entre esses recursos estão rolagem infinita, reprodução automática de vídeos, notificações e contagem de curtidas, que incentivam o uso contínuo.

As empresas negam as acusações. Elas afirmam que oferecem ferramentas de proteção para jovens e que efeitos nocivos podem ser consequência do conteúdo criado pelos usuários, pelo qual não são responsáveis. Também dizem que problemas psicológicos podem ter várias causas relacionadas aos contextos dos usuários, como situações familiares e escolares.

A discussão ainda divide pesquisadores. Para começar, estudos mostram relação entre uso de redes sociais e problemas de saúde mental, mas não comprovam causa direta. Além disso, a Associação Americana de Psicologia afirma que o uso não é necessariamente bom nem ruim e pede mais pesquisas.

Se os processos forem bem-sucedidos, as decisões podem forçar mudanças no design das plataformas, ampliar a responsabilidade legal das empresas e determinar indenizações para vítimas. Os casos são comparados a ações contra a indústria do tabaco nos anos 1990, que levaram a mudanças em políticas públicas e práticas empresariais.

(Essa matéria usou informações do jornal The Washington Post.)

O post Júri vai decidir se redes sociais causam ansiedade e depressão em jovens nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/26/internet-e-redes-sociais/juri-vai-decidir-se-redes-sociais-causam-ansiedade-e-depressao-em-jovens-nos-eua/