A Índia voltou a registrar um surto do Nipah, vírus de alta letalidade que circula em países asiáticos desde o fim da década de 1990. O episódio mais recente levou autoridades a adotarem medidas de contenção e colocou nações vizinhas em estado de alerta.
No Estado indiano de Bengala Ocidental, cerca de 110 pessoas foram colocadas em quarentena após dois profissionais de saúde serem atendidos no início de janeiro com diagnóstico confirmado da infecção. Ambos haviam tido contato com pacientes contaminados, mas inicialmente testaram negativo para o vírus.
O Nipah é capaz de provocar quadros graves, como infecções respiratórias agudas e encefalite (inflamação do cérebro que pode evoluir rapidamente). A transmissão ocorre tanto entre humanos quanto por meio de animais, especialmente morcegos frugívoros e porcos.
Vírus Nipah acendeu alerta em aeroportos
A confirmação do surto indiano levou outros países a reforçarem protocolos sanitários, especialmente em pontos de entrada internacional.
De acordo com informações da BBC Thai, a Tailândia anunciou na segunda-feira (26) a adoção de medidas de triagem e vigilância em três aeroportos que recebem voos vindos de Bengala Ocidental: Don Mueang, Suvarnabhumi e Phuket.
O aeroporto de Phuket tem cinco voos diretos por semana para a região afetada. Por lá, o protocolo inclui intensificação da limpeza de áreas comuns e maior integração com postos de controle de doenças transmissíveis. Já em Suvarnabhumi, autoridades realizaram exames em 332 passageiros vindos da Índia. Nenhum deles testou positivo.
Até agora, não há registros de infecção pelo vírus Nipah na Tailânia.

Alerta da OMS
O vírus Nipah integra a lista de patógenos prioritários da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lado de doenças como Ebola, Zika e covid-19, devido à possibilidade de causar epidemias de grande escala.
A transmissão acontece de animais para humanos ou humanos para humanos, podendo ser por contato direto com morcegos ou porcos, pela ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato próximo com pessoas infectadas.
Desde que o vírus foi descoberto, em 1999, surtos são registrados quase todos os anos em partes da Ásia, especialmente em Bangladesh e na Índia. O primeiro grande episódio foi na Malásia, no mesmo ano, com mais de 100 mortes.
Apesar de haver casos assintomáticos, os sintomas podem ser graves, como infecções respiratórias severas e encefalite. Os primeiros sinais costumam incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Com a progressão da doença, podem surgir tontura, sonolência, confusão mental e outros sintomas neurológicos.
Em situações mais graves, pacientes desenvolvem pneumonia atípica, insuficiência respiratória aguda, convulsões e inflamação cerebral, com possibilidade de evolução para coma em poucos dias. A taxa de letalidade pode chegar a 75%.
Até o momento, não há vacina nem cura.
O post Nipah: novo surto do vírus na Ásia acende alerta em aeroportos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/27/medicina-e-saude/nipah-novo-surto-do-virus-na-asia-acende-alerta-em-aeroportos/
