22 de setembro de 2024
Compartilhe:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ironizou nesta quarta-feira (22) uma declaração golpista do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em 2018, o parlamentar afirmou que bastava “um soldado e um cabo” para fechar a Suprema Corte. Moraes relembrou o episódio, destacando que a instituição continua funcionando enquanto militares envolvidos em ataques recentes aos três poderes foram presos.

A declaração de Moraes ocorreu durante um seminário do TSE. Sem mencionar diretamente o nome do deputado, o ministro afirmou que “todos se recordam” da declaração de Eduardo Bolsonaro. O magistrado aproveitou o contexto para abordar os ataques terroristas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e as investigações subsequentes que resultaram na prisão de militares.

“Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal. O cabo, o soldado, o coronel, estão todos presos. E o Supremo Tribunal Federal aberto, e funcionando. Mas se disse que bastaria um cabo e um soldado”, afirmou o magistrado.

O ministro classificou o ataque como parte de uma estratégia do “novo populismo”. “Como não foi um cabo e um soldado, foram milhares de pessoas que destruíram o prédio do Supremo Tribunal Federal. Se foi para o confronto ao Judiciário, para tentar, exatamente, garantir esse novo populismo”, prosseguiu.

A fala golpista de Eduardo Bolsonaro foi gravada em julho de 2018, meses antes das eleições presidenciais. Durante uma aula de um curso preparatório para concursos públicos, o deputado foi questionado sobre uma possível intervenção do STF para impedir a posse de seu pai, Jair Bolsonaro, que concorria pela primeira vez à Presidência.

“Aí já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí, quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós. (…) Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo”, disse o deputado na ocasião.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-ironiza-declaracao-de-eduardo-bolsonaro-sobre-fechar-stf-cabo-soldado-e-coronel-estao-presos/