O governador Carlos Brandão (sem partido) deve anunciar nesta terça-feira (27) o nome de Raul Cancian Mochel como interventor do município de Turilândia. A decisão ocorre quatro dias após o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) determinar intervenção estadual no município, devido ao vácuo administrativo causado pela Operação Tântalo II.

Mochel é o atual secretário de Transparência e Controle (STC) e auditor de carreira do TCE-MA. Sua nomeação é vista como estratégica, pois o TJ-MA também ordenou uma auditoria rigorosa nas contas da cidade. Especialista em Direito e Contabilidade, ele já atuou como assessor do conselheiro Caldas Furtado.

Ele também é cunhado de Daniel Itapary Brandão, sobrinho do governador e atual presidente do TCE-MA.

Corrupção

A crise em Turilândia foi desencadeada por um esquema que desviou R$ 56,3 milhões, envolvendo dez integrantes da cúpula política e familiar do prefeito afastado Paulo Curió (União Brasil).

Embora o decreto não dependa da Assembleia Legislativa por ser uma ordem judicial, a base de Brandão garante aprovação tranquila. Até a oposição evita enfrentar o desgaste de defender os investigados. A intervenção terá prazo inicial de 180 dias.