28 de janeiro de 2026
Starship: foguetão da SpaceX vai ao Espaço pela 11ª vez
Compartilhe:

A SpaceX está se preparando para um novo salto em seu programa de desenvolvimento do Starship, o maior foguete já construído. De acordo com uma indicação feita por Elon Musk em sua rede social X, a empresa deve tentar o primeiro voo de teste orbital da nova versão V3 do veículo já na segunda semana de março, marcando o primeiro lançamento do ano. Este seria o 12º teste geral do programa e um marco crucial para validar a espaçonave projetada para missões lunares e marcianas.

Starship V3 representa uma evolução significativa em relação aos protótipos anteriores, com uma estrutura ampliada e reforçada para suportar uma capacidade maior de carga útil e viagens mais longas. O sistema, composto pelo estágio superior Starship e pelo propulsor Super Heavy, passou por ajustes essenciais nos sistemas de proteção térmica e propulsão, buscando maior confiabilidade durante as fases críticas de ascensão e reentrada na atmosfera.

A menção a uma janela específica por Musk, ainda que condicionada à prontidão do hardware e às aprovações regulatórias, reflete uma a confiança da empresa no progresso. A estratégia da SpaceX deve ser a mesma do ano passado, buscar lançamentos cada vez mais frequentes e aprender com cada um deles, mesmo que resultem em explosões, como ocorreu três vezes em 2025.

Momento em que a Starship pousa no Golfo do México (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Problemas com o cronograma

Mesmo com o anúncio, o programa Starship parece atrasado. Recentemente, um cronograma interno da SpaceX, obtido pelo site Politico, indica que a Artemis 3, a primeira missão tripulada à Lua só ocorreria em setembro de 2028.

O documento revela que a SpaceX planeja realizar a primeira demonstração crítica de reabastecimento orbital entre naves Starship apenas em junho de 2026, seguida por um pouso lunar não tripulado em junho de 2027. Esses marcos são considerados essenciais antes de qualquer tentativa de missão com astronautas.

A NASA ainda aguarda a apresentação formal do cronograma revisado pela SpaceX e, oficialmente, mantém a Artemis 3 programada para 2027.

Leia mais:

  • Do Falcon à Starship: conheça a evolução dos foguetes da SpaceX
  • Como a SpaceX pretende reabastecer a Starship no espaço?
  • Starship: SpaceX revela por que a nave explodiu durante o 8º voo

O que esperar da Starship no futuro?

A ambição da SpaceX vai muito além da órbita terrestre e da Lua, Elon Musk visa colonizar Marte com o foguete. Para essas missões de espaço profundo, a SpaceX precisa dominar uma tecnologia nunca antes demonstrada em escala: o reabastecimento orbital.

Esse processo, que envolve a transferência de combustível entre naves Starship no espaço, é um gargalo tecnológico. As estimativas de quantos voos de reabastecimento seriam necessários para uma única missão lunar variam dramaticamente – de cerca de 10, segundo um executivo da SpaceX, até possíveis 40, de acordo com análises externas –, destacando a incerteza inerente a esse empreendimento. A V3 será crucial nisso.

Como mencionado, vimos o estágio superior da Starship pousar no Oceano Índico. Mas os planos para o futuro são ousados: pousar a nave na própria Starbase, para que seja reutilizada.

Imagem criada pela Nasa da Staship na órbita de Marte
Representação da SpaceX se aproximando de Marte, objetivo central que impulsiona a filosofia de reutilização e os ambiciosos testes de voo, como os realizados em 2025 (Imagem: Paopano / Shutterstock.com)

Esse deve ser o próximo grande objetivo da Starship. Talvez não ocorra no próximo lançamento, mas é algo no qual a empresa vem trabalhando. Algumas atualizações adicionadas ao décimo teste foram, inclusive, voltadas para aproximar a nave desse plano.

Como foi cada voo da Starship em 2025?

Janeiro de 2025

sétimo voo da Starship não foi do jeito que pensávamos e resultou em uma explosão – mas a SpaceX garante já ter desvendado o problema do lançamento.

Março de 2025

O oitavo voo da Starship não saiu como planejado. Após cerca de oito minutos do lançamento, o estágio superior do foguete começou a girar descontroladamente e perder altitude, o que resultou em uma explosão.

Maio de 2025

Já o nono voo foi marcado por uma falha geral, que mais uma vez impediu que a SpaceX completasse os objetivos previstos para o lançamento.

Starship decolando
(Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Agosto de 2025

Primeiro lançamento perfeito do ano. Todos os objetivos da Starship foram alcançados, incluindo a implantação de simuladores de satélites Starlink no espaço.

Outubro de 2025

Segundo lançamento perfeito, mostrando que o anterior não foi apenas “sorte”. O propulsor Super Heavy cumpriu seu papel primário: impulsionou a nave Starship e executou uma separação limpa, seguida por um pouso controlado no oceano. Enquanto isso, o estágio superior da Starship realizou uma série de testes cruciais no espaço. Um dos mais significativos foi uma nova ejeção bem-sucedida de satélites simulados por meio de uma escotilha lateral, validando o design futuro para implantar constelações de satélites Starlink.

[ Ilustração do projeto do sistema de pouso humano da SpaceX Starship – Créditos: SpaceX ]

O post Starship: Musk anuncia primeiro lançamento do maior foguete do mundo em 2026 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/28/ciencia-e-espaco/starship-musk-anuncia-primeiro-lancamento-do-maior-foguete-do-mundo-em-2026/