30 de janeiro de 2026
Universidade de Aveiro vai receber financiamento internacional para preservar e
Compartilhe:


por Lusa,    30 Janeiro, 2026


DR

A Universidade de Aveiro (UA) vai digitalizar e preservar 400 discos históricos de goma-laca, da coleção José Moças, que incluem registos de Fado e Canto Alentejano, revelou hoje fonte universitária.

A intervenção compreende a componente visual de discos de 78 rotações, através da captura em alta resolução de rótulos e inscrições de fábrica, que contêm metadados cruciais sobre a indústria fonográfica nacional.

“A equipa técnica dos serviços de biblioteca da Universidade de Aveiro utilizará normas internacionais de imagem para criar substitutos digitais, que evitem o manuseamento físico da goma-laca, por se tratar de um material quimicamente instável”, descreve uma nota de imprensa da Universidade.

A execução do projeto está prevista para o mês de fevereiro e inclui o acondicionamento dos originais em materiais de conservação, bem como a criação de uma galeria digital pública, no repositório da Universidade.

O projeto obteve financiamento através do Fundo para o Desenvolvimento Internacional dos Arquivos e foca-se na recuperação de património anterior a 1925, classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial.

O trabalho conta com a consultoria científica de Susana Sardo e os novos dados “servirão para a produção de conhecimento nas áreas da etnomusicologia e da sociologia histórica do início do século XX”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.


Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/universidade-de-aveiro-vai-receber-financiamento-internacional-para-preservar-e-digitalizar-400-discos-historicos/