1 de fevereiro de 2026
CPMI analisa vínculos do bolsonarismo com Banco Master, Igreja Lagoinha
Compartilhe:

As investigações sobre o escândalo do Banco Master e análise da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que investiga as fraudes bilionárias envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, apontam ligações entre o banqueiro Daniel Vorcaro, a Igreja Batista da Lagoinha, e as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o desenrolar das investigações, estão sendo descobertas ligações estreitas entre a Igreja e a fintech Clava Forte Bank, controladas pelo pastor André Valadão, e o Banco Master.As apurações mostram a existência de vínculos financeiros, familiares e empresariais entre integrantes da igreja e o Banco Master, e que Vorcaro é ligado à Igreja Lagoinha, frequentada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), muito antes da liquidação do banco.

A trama que está vindo à tona revela que a família de Vorcaro apoiou financeiramente a Rede Super, emissora de televisão ligada à Lagoinha, e que sua irmã, Natália Zettel, atua como pastora na unidade da igreja no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. Além disso, Vorcaro também trabalhou como apresentador na emissora da igreja.Uma das questões que estão no centro das investigações é a Clava Forte Bank, vinculada a integrantes da liderança da Igreja Lagoinha.

Segundo as apurações, a plataforma era utilizada, entre outras coisas, para recebimento de doações de fiéis e passou a ser investigada por suspeitas de envolvimento em descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Após o avanço das investigações, a fintech Clava Forte Bank saiu do ar. Outro nome citado é o de Fabiano Zettel, pastor da Lagoinha, empresário e cunhado de Vorcaro. Ele é apontado como figura central na interligação entre os dois grupos e também aparece como grande doador em campanhas políticas. Zettel chegou a ser preso durante a Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga irregularidades no Banco Master, e posteriormente foi afastado de suas funções na igreja.

Diante das apurações, a CPMI do INSS convocou André Valadão para depor e autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal de investigados, ampliando o escrutínio sobre os vínculos entre os universos religioso, financeiro e político revelados pelas investigações.

Daniel Vorcaro também foi convocado a depor na investigação sobre descontos ilegais no INSS. O banqueiro deverá prestar esclarecimentos sobre operações do Banco Master relacionadas à concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

Fonte: https://horadopovo.com.br/cpmi-analisa-vinculos-do-bolsonarismo-com-banco-master-igreja-lagoinha-e-fraudes-no-inss/