21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) vai entregar nesta quinta-feira (23), às 15, no auditório de sua sede, no bairro São Francisco, o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose a uma fazenda situada no município de Colinas.

A Fazenda Tamburil RN Leitaria LTDA é a primeira propriedade rural do Maranhão a receber esse certificado pela Aged-MA, após cumprir o que preconiza o regulamento técnico do programa nacional de controle e erradicação da brucelose e tuberculose, aprovado pela instrução normativa nº 10 de março de 2017, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Em julho do ano passado, a propriedade deu início aos procedimentos para certificação e, após a realização dos exames/testes nos 273 animais da fazenda e análises de amostras em laboratório que comprovaram que os animais testados não apresentavam as doenças, a propriedade tornou-se apta a receber a certificação, a partir de março deste ano.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e o homem. Sendo uma zoonose, a doença acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes, representando risco à saúde pública principalmente pela ingestão de leite cru e seus derivados não submetidos ao tratamento térmico. A carne crua com restos de tecido linfático e o sangue de animais infectados podem conter bactérias viáveis.

A tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos, responsável por perdas econômicas consideráveis. A doença se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. A tuberculose causada pelo M. bovis pode ser transmitida ao homem por meio de consumo de leite e derivados sem tratamento térmico oriundos de vacas infectadas.

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/aged-entrega-certificado-de-propriedade-livre-de-brucelose-e-tuberculose-no-maranhao/