Nesta sexta-feira (24), o Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão dará início à sua quarta edição, trazendo oficinas educativas voltadas para crianças e adolescentes em escolas municipais dos municípios de Itapecuru Mirim e Santa Rita.
Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto visa fortalecer e preservar a tradição do tambor de crioula entre as novas gerações.
No município de Itapecuru Mirim, as oficinas acontecerão na UEB Nossa Senhora do Carmo pela manhã. Em Santa Rita, as atividades serão realizadas à tarde na Escola Municipal Professora Perolina Silva Prazeres.
As oficinas têm como principal objetivo proporcionar a crianças e jovens a oportunidade de aprender sobre canto, dança e percussão com mestres de cultura. Utilizando a metodologia “aprender fazendo”, os participantes terão uma experiência direta e envolvente com a prática do tambor de crioula. Durante as atividades, os alunos aprenderão a tocar instrumentos como tambor grande, meião, crivador e matraca, além de dançar e cantar. As cantorias serão praticadas de modo a preservar suas características formativas, com ênfase na reprodução das toadas tradicionais e na criação espontânea de novas toadas.
A etapa cultural do projeto acontecerá em junho, com eventos abertos ao público. No dia 1º de junho, Itapecuru Mirim sediará apresentações na Praça da Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras. No dia 8 de junho, Santa Rita receberá o evento na Praça da Comunidade Quilombola Vila Fé em Deus. Nessas ocasiões, os grupos de tambor de crioula das comunidades quilombolas locais se apresentarão, celebrando e compartilhando sua rica herança cultural.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/05/oficinas-de-tambor-de-crioula-levam-cultura-e-educacao-a-itapecuru-mirim-e-santa-rita/