A prefeitura de Porto Alegre está colocando sacos de areia na das comportas do Muro da Mauá para conter a água do lago Guaíba e evitar novas inundações na região central da cidade.
Na última quinta-feira (23), o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou que, após a cidade receber fortes chuvas ao longo do dia, fecharia cinco comportas –entre 14 existentes– que haviam sido reabertas.
O problema é que quando a prefeitura havia decidido abrir as comportas anteriormente, os portões foram removidos. Por isso, agora os sacos de areia estão sendo colocados nas áreas onde ficavam os portões.
Veja abaixo o momento em que um dos portões foi removido, no dia 17 de maio:
🌊 A comporta 3 do Muro da Mauá, na rua Padre Tomé, no Centro Histórico, foi aberta para facilitar o escoamento da água e possibilitar o acesso às casas de bombas 17 e 18, permitindo a retomada da operação. pic.twitter.com/BNoDCrAOIB
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 17, 2024
Na quinta-feira, a capital gaúcha voltou a ser castigada por fortes chuvas. Entre meia-noite e 15h, o pluviômetro localizado no bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, registrou um acumulado de 129,6 milímetros de água.
Nesta sexta, o governo do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas e queda de temperatura a partir de hoje. O volume de chuva previsto para a maior parte do estado estará acima de 50 milímetros. A região com mais volume será as regiões Sul, Central e Metropolitana, com volumes entre 100 e 200 milímetros.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/prefeitura-de-porto-alegre-utiliza-sacos-de-areia-para-conter-agua-do-guaiba/