21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Lula venceria qualquer um dos principais nomes da direita nas eleições de 2026, segundo levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta sexta-feira (24). Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a incerteza sobre seu sucessor, o petista foi confrontado com possíveis adversários na disputa.

A pesquisa, conduzida de forma estimulada, apresentou aos entrevistados os nomes dos candidatos. Na lista figuram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

De acordo com o levantamento, Michelle Bolsonaro seria a adversária mais competitiva contra Lula, com o petista obtendo 42% das intenções de voto, contra 40,1% da esposa do ex-presidente. Contra Tarcísio, a vantagem de Lula seria ainda maior, com 41,7% contra 36,6% do bolsonarista.

Ratinho Jr. e Romeu Zema são os candidatos que aparecem com as menores chances contra o petista. Em um cenário com Ratinho Jr., Lula alcançaria 36,6% das intenções de voto, enquanto o adversário teria 17,6%. Em relação a Zema, Lula obteria 37,2% dos votos, contra 14,8% do bolsonarista.

A pesquisa foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio, entrevistando 2020 eleitores em 160 municípios das 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Apesar dos cenários delineados, o ex-presidente ainda não definiu quem apoiará em 2026. Alguns aliados acreditam que ele possa promover a candidatura de um dos filhos, especialmente o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-derrotaria-hoje-seus-adversarios-da-direita-mostra-levantamento-da-parana-pesquisa/