Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Na última semana, as imagens escolhidas foram obtidas e tratadas pelos próprios estudantes da Escola Melquíades Vilar de Taperoá, na Paraíba, em um projeto de ciência cidadã do MCTI em parceria com o Observatório Las Cumbres. Confiram:
Galáxia do Catavento
A primeira imagem mostra a magnífica Galáxia do Catavento, também conhecida como M101 ou NGC 5457. Localizada a cerca de 21 milhões de anos-luz da Terra na direção da Constelação de Ursa Maior. Esta galáxia espiral é uma das maiores e mais brilhantes do céu noturno. Seus braços espirais, realçados na imagem, são berçários estelares repletos de regiões de formação de estrelas, onde nuvens de gás e poeira colapsam sob sua própria gravidade para dar origem a novas estrelas.
Galáxia do Sombrero
Já a segunda imagem revela a intrigante Galáxia do Sombrero, também conhecida como M104 ou NGC 4594. Localizada a cerca de 28 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Virgem. Esta galáxia espiral recebe o nome de seu formato peculiar, que lembra um chapéu mexicano, graças ao nosso ponto de vista, que encherga a visão lateral da galáxia. A imagem destaca o bojo central brilhante e o achatado disco galáctico, que é atravessado por uma faixa de poeira proeminente, ocultando a luz das estrelas que estão por trás dela. A Galáxia do Sombrero é um alvo popular para astrônomos amadores e profissionais, que se maravilham com sua beleza e mistérios.
Quem escolheu
As imagens desta semana foram captadas e tratadas pelo professor Felipe Sérvulo e por estudantes da disciplina eletiva de astrofísica, do ensino fundamental e médio da Escola Melquíades Vilar de Taperoá, na Paraíba. A atividade foi realizada dentro do Projeto Imagens do Céu Profundo – LCO, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que integra o Brasil ao projeto global 100 horas para 100 escolas, disponibilizando tempo de utilização de telescópios robóticos da rede Las Cumbres Observatory (LCO) a estudantes, professores e cientistas cidadãos no Brasil. Aos participantes é proporcionada a oportunidade de selecionar alvos e realizar observações astronômicas de maneira remota, com telescópios distribuídos por 6 diferentes sítios ao redor do globo em uma experiência muito semelhante à que os astrônomos profissionais têm ao operar esses observatórios.
Abaixo, a lista dos estudantes envolvidos no projeto liderados pelo Professor Felipe Sérvulo:
- Albert Gean Evaristo de Oliveira
- Alexsandra Amaro Leite
- Alisson Gabriel Gomes dos Santos
- Ana Beatriz da Silva Lourenço
- Ana Letícia dos Santos Oliveira
- Clariana Vitória Cardoso Guimarães
- Dalton Emanuel da Silva Araújo
- Eduarda Gabrielly Vilar Silva
- Erasmo Victor Souza de Macedo
- Gilson José Moreira Costa
- Claucia Gisely Freitas de Farias
- Jefferson Júnior Paulo de Oliveira
- Jehnnifer Maria Farias de Gouveia
- Jéssica Maria Soares de Queiroz
- João Henrique da Silva Valentim
- José Gabriel de Brito Brandão
- Josenildo Maximino Campos Filho
- Júlio Cesar Moreira Costa
- Karla Emanuelly de Queiroz Silva
- Kleyton da Costa Silva
- Letícia Queiroz Farias Motta
- Louise Freires da Conceição
- Marcelo José Rufino de Souza
- Maria Clara do Nascimento Silva
- Maria Eduarda Pereira da Costa
- Maria Vitória Pereira
- Matheus Emanuel Lima Viturino
- Mayara Aparecida da Silva Pereira
- Mayara Maria da Silva Pereira
- Pablo Ryan Flor Gouveia
- Paulo Roberto de Queiroz Filho
- Pedro Henrique dos Santos Rufino
- Temistocles Danilo de Lima Oliveira
- Thalia da Silva Santos
- Wellington Gustavo Vilar Martins
- Yara Nunes de Araújo Barros
O post Galáxias do Catavento e do Sombrero nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/27/colunistas/galaxias-do-catavento-e-do-sombrero-nas-imagens-astronomicas-da-semana/