Técnico sensação do futebol europeu nesta temporada, Xabi Alonso trabalhou com alguns dos grandes treinadores deste século durante sua carreira como jogador. Em entrevista ao programa Informe Plus+ do canal Movistar+, o espanhol contou o que aprendeu de cada um deles.
“Rafa [Benítez] é futebol, tática: como encaixar [a marcação], como ajudar, o que se deve fazer… Pep [Guardiola] te diz: ‘Vamos jogar assim e vai acontecer isso’. Nesse aspecto ele é muito bom. De [José] Mourinho destaco a força e a inteligência que tem para comunicar”, disse o ex-meio-campista, que não esqueceu de outros técnicos que passaram por sua vida.
“De Luis [Aragonés] fico com o convencimento e a capacidade de definir o que queria. [Vicente] Del Bosque me ensinou a me preocupar apenas com o necessário das coisas que devem nos preocupar. [Carlo] Ancelotti se sobressaía na hora de transmitir o que é o bom futebol e o que tínhamos que fazer”, completou Alonso.
Em seu primeiro trabalho como treinador no futebol profissional, Xabi Alonso levou o Bayer Leverkusen a três finais nesta temporada: foi campeão da Bundesliga, título que o clube ainda não tinha, venceu também a Copa da Alemanha e ficou com o vice-campeonato da Europa League.
Nesta terça-feira (28), o espanhol foi eleito o melhor técnico da temporada nos Globe Soccer Awards.
Como jogador, Alonso teve passagens de sucesso por Liverpool, Bayern de Munique e Real Madrid, além de fazer parte do elenco da Seleção Espanhola que conquistou os títulos da Copa do Mundo, em 2010, e da Eurocopa, em 2008 e 2012.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/ancelotti-guardiola-e-mourinho-xabi-alonso-conta-o-que-aprendeu-de-cada-um/