Faz quase um ano que a LuzIA chegou ao Brasil e agora já é hora de dar adeus. O chatbot de Inteligência Artificial trouxe o ChatGPT para o WhatsApp e Telegram e simplificou o acesso desses apps às ferramentas de Machine Learning.
O software de IA deixou de funcionar no WhatsApp e pegou os usuários de surpresa. Segundo mensagem apresentada na própria tela de acesso ao LuzIA, o motivo foram os altos custos da plataforma que dificultaram a manutenção do serviço na plataforma da Meta.
Leia mais:
- 3 formas de acessar o ChatGPT-4 de graça
- LuzIA sem suporte no WhatsApp: como acessar a IA no app agora?
- LuzIA: inteligência artificial que está no WhatsApp diz que é uma ‘pessoa real’
Agora, a assistente virtual só pode ser acessada por meio do site oficial ou pelo app dedicado, disponível para Android e iOS. Para usar o app, basta baixá-lo e iniciar um chat por texto ou enviar um pedido por áudio, clicando no ícone de microfone que aparece no lado direito da tela.
Também é possível entrar em contato com a LuzIA pelo Telegram, acessando t.me/luzia_bra_bot e iniciando uma conversa com a ferramenta.
Por que LuzIA deixou o WhatsApp?
Em nota enviada ao Olhar Digital, a empresa confirmou que a medida foi tomada devido aos “custos insustentáveis impostos pelo modelo de preços do WhatsApp Business”.
A empresa pretende focar em seu próprio app. “Esta atitude é liderada pelo comprometimento da companhia para prover serviços de IA gratuitos e de alta qualidade a seus usuários, o que foi impedido pelo custoso modelo de preço do WhatsApp Business”, explicaram os desenvolvedores.
LuzIA conquistou milhões de usuários
A assistente virtual era amplamente acessada por ter apresentado um serviço gratuito e inovador integrado ao WhatsApp. Trata-se de uma inteligência artificial programada para interagir com os usuários através de uma comunicação automatizada e eficiente, o que facilitou o dia a dia de pessoas e empresas.
Para utilizar a LuzIA, bastava digitar uma mensagem informando o que precisava e enviá-la para o robô. Em seguida, ela analisava a demanda recebida e fornecia as informações solicitadas.
O chatbot também ajudava a indicar estabelecimentos de acordo com a solicitação de quem está conversando com a IA, a transcrever mensagens de voz, traduzir textos, criar imagens, ajudar a planejar tarefas. Outro diferencial da Inteligência Artificial era ajudar pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, já que era possível encaminhar áudios inteiros que a LuzIA transcrevia em forma de texto.
Claro que a decisão de deixar o WhatsApp incomodou e desagradou os usuários. No entanto, a empresa já divulgou que houve crescimento na adesão no app tanto para Android como para iOS. Os números registrados chegaram a dois milhões de downloads nos últimos 7 dias.
O que se sabe é que a empresa não conseguiu chegar a um acordo com a Meta em tentativas anteriores para modificar o modelo de preços para o serviço. Além disso, a Meta lançou sua própria ferramenta de IA em 10 países (coincidência ou não, com recursos bem semelhantes aos oferecidos pela LuzIA).
Os valores cobrados pela Meta inviabilizaram a continuação do trabalho de suporte dos desenvolvedores do chatbot LuzIA. Então, se você tentar acessar o serviço, vai se deparar com a mensagem: “no momento não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma”. E após essa resposta, a mensagem da LuzIA mostra um link que vai levá-lo ao download do app da IA para Android ou iOS.
Ficar sem as facilidades que a LuzIA trazia no WhatsApp é frustrante porque usufruir de serviços como encaminhar áudios, fazer perguntas e traduzir textos diretamente na conversa com o serviço não será mais possível.
A partir de agora, é necessário fazer o download como com qualquer outro app ou utilizá-lo no Telegram, que ainda funciona como no WhatsApp.
LuzIA em números
O chatbot foi criado pelo engenheiro espanhol Álvaro Higes, que tem passagem pela Amazon e é professor na IE Business School, em Madri.
LuzIA nasceu como startup espanhola, em 2023 e atingiu mais de 20 milhões de usuários, em 40 países, oito meses após o seu lançamento. No mesmo período, entre março e novembro, a empresa registrou 3 bilhões de solicitações de pessoas nas interações online.
O post Por que o chatbot LuzIA do WhatsApp foi descontinuado? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/30/internet-e-redes-sociais/por-que-o-chatbot-luzia-do-whatsapp-foi-descontinuado/