No arsenal de drones militares dos Estados Unidos, o mais antigo é o Grey Eagle. O modelo fabricado pela General Atomics, especializada no desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, está em atividade há duas décadas, mas continua recebendo atualizações — a mais recente é um motor potente que promete torná-lo ainda mais implacável no campo de batalha.
Leia mais:
- Conheça o novo drone militar a jato controlado por IA
- Startup faz entregas por drone em cidade da Noruega; veja como funciona
- Drone militar americano é pilotado por IA e voa em grupo
Drone militar ficou mais potente e inteligente
- O drone possui várias versões em uso pelo Exército dos EUA. Duas vão receber o novo motor HFE 2.0 da Cosworth: o Gray Eagle Extended Range e o Gray Eagle 25M;
- O HFE 2.0 é descrito pelo seu fabricante como “o melhor motor da aviação” e deverá permitir até 2.500 horas de operação sem necessidade de manutenção ou revisões (cerca de 100 dias);
- Para garantir isso, a General Atomics realizou testes pesados simulando um ciclo completo de operação.
- O novo motor, cujos testes terminaram este mês, gera pelo menos 200 cavalos. O drone 25M, além de mais potência, terá cinco vezes mais poder de processamento, 80 vezes mais capacidade de armazenar dados e dez vezes mais memória RAM.
A robustez fez com que o modelo ganhasse o apelido de drone “impossível de escapar”:
Durante os testes, o motor simulou nada menos que 1.250 decolagens com potência total, atingiu alta altitude de cruzeiro e 200 horas de voo nas “piores condições”. Outras 150 horas de testes serão realizadas em setembro. Só depois disso os novos modelos terão certificação para uso pelo Exército dos EUA.
O drone Gray Eagle
Em junho de 2010, unidades do drone ainda em desenvolvimento foram enviadas ao Iraque. Dois anos depois, o Gray Eagle atingiu a marca de 10 mil lançamentos e recuperações bem-sucedidas.
Uma aeronave acumulou sozinha mais de 35 mil horas de voo desde que foi implantada pela primeira vez de 2008 a junho de 2012. Até julho de 2013, os drones acumularam mais de 70 mil horas de voo.
O MQ-1C é uma versão mais moderna do drone com mais alcance de cobertura. Em meados de 2022, o governo Biden anunciou a venda da aeronave para a Ucrânia “para uso no campo de batalha contra a Rússia”.
Especificações:
- Peso: 360 kg;
- Dimensões: 8,53 m de comprimento, 17 m de envergadura e 2,1 m de altura;
- Peso máximo de decolagem: 1.633 kg;
- Velocidade máxima (com motor antigo): 167 nós (309 km/h);
- Autonomia: mais de 27 horas;
- Teto de operação: até 8.839,2 m;
- Armamento: 4 mísseis AGM-114 Hellfire ou 8 AIM-92 Stinger.
O post Drone militar ‘impossível de escapar’; conheça o Gray Eagle apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/30/carros-e-tecnologia/drone-militar-impossivel-de-escapar-conheca-o-gray-eagle/