Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) conseguiram autorização judicial para doar medicamentos apreendidos à população do Rio Grande do Sul.
Os remédios, incluindo o antibiótico amoxicilina, foram recolhidos durante a “Operação Alto Custo”, que desmantelou um esquema de roubo e receptação. O envio dos medicamentos será realizado na próxima semana por um comboio humanitário da Polícia Civil de São Paulo.
A operação teve como foco inicial desmantelar quadrilhas especializadas em invadir drogarias e roubar os medicamentos caros das farmácias, alguns destes itens eram considerados “remédios da moda”, segundo a polícia.
Em uma segunda etapa, os policiais conseguiram identificar depósitos e receptadores primários dos produtos, o que possibilitou uma nova ofensiva em que foram presos os responsáveis por ataques a cargas de remédios em rodovias, que incluíam o sequestro de motoristas e o uso de fuzis, por parte dos criminosos.
Nova etapa e galpões clandestinos
As investigações, conduzidas por policiais da 5ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Bancos) revelaram que funcionários de empresas de logística forneciam informações sobre os carregamentos. Além de várias prisões, a polícia descobriu e desmantelou depósitos clandestinos.
As apreensões resultaram em uma grande quantidade de medicamentos, que “agora serão utilizados para ajudar a atender a população das cidades gaúchas”, complementou a corporação.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/medicamentos-apreendidos-em-sp-serao-doados-ao-rio-grande-do-sul/