23 de novembro de 2024
Após anos de atrasos, Boeing prepara lançamento tripulado da Starliner
Compartilhe:

Assim como a SpaceX, a Boeing tem um acordo bilionário com a NASA para transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional (ISS). Esses serviços serão executados pela cápsula CST-100 Starliner.

Após uma série de adiamentos, a missão CTF (sigla para Voo Tripulado de Teste) está programada para ser lançada no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, neste sábado (1), às 13h25 (pelo horário de Brasília).

O veículo, já com a cápsula acoplada, foi transportado para a plataforma de lançamento na quinta-feira (30). Foi a segunda vez que o conjunto Starliner-Atlas V percorreu esse trajeto em menos de um mês. A primeira foi em 4 de maio, antes de um lançamento que ocorreria dois dias depois.

A pilha formada pelo foguete Atlas V mais a cápsula Starliner voltando para a plataforma de lançamento na quinta-feira (30), após investigação sobre vazamento de hélio. Crédito: ULA

Essa tentativa, no entanto, foi frustrada cerca de duas horas antes da decolagem, quando os membros da equipe notaram um mau comportamento em uma válvula no estágio superior do foguete. 

A ULA decidiu substituir a válvula, o que exigiu rolar o veículo de volta para a instalação de montagem próxima, processo que adiou o lançamento para 17 de maio. A data mudou novamente, depois que um pequeno vazamento de hélio foi detectado em um dos propulsores de controle de reação no módulo de serviço da Starliner.

Boeing, NASA e ULA determinaram que o vazamento de hélio é um problema pequeno e, após uma revisão de prontidão de voo na quarta-feira (29), liberaram a decolagem do CFT.

Leia mais:

  • Veja a cápsula Starliner da Boeing sendo acoplada ao foguete Atlas V
  • Viaje pelo espaço em novas experiências 3D do Instagram
  • Foguete Ariane 6 está prestes a inaugurar uma nova era na exploração espacial

Quem são os tripulantes da Starliner?

O piloto do CTF (sigla para Voo Tripulado de Teste) da Starliner será Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes.

Ao lado dele estará Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas. Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.

Barry “Butch” Wilmore e Sunita Williams são os tripulantes da missão CFT da Boeing Starliner para a NASA com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Mike Fincke foi escalado como suplente. Crédito: Divulgação NASA/Boeing – via Twitter

Esta será a terceira decolagem da Starliner até o momento. A cápsula foi lançada pela primeira vez em dezembro de 2019, em uma missão de teste não tripulada à ISS que não conseguiu chegar ao seu destino. A espaçonave teve sucesso em sua segunda tentativa, um voo não tripulado para o laboratório orbital em maio de 2022.

Os tripulantes vão percorrer o mesmo caminho daquela ocasião, até atracar no laboratório orbital para uma estadia de duas semanas.

O post Starliner: nave da Boeing leva astronautas ao espaço pela primeira vez neste sábado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/31/ciencia-e-espaco/starliner-nave-da-boeing-leva-astronautas-ao-espaco-pela-primeira-vez-neste-sabado/