22 de setembro de 2024
Compartilhe:

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que o número de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego diminuiu no último ano.

Contrariando a informação anterior divulgada na última terça-feira (28), em que o governo anunciou um aumento nesse número, uma consultoria econômica alertou sobre um possível erro nos dados.

A correção revelou que, no 1º trimestre de 2023, o Brasil contava com 4,88 milhões de jovens nesta situação, enquanto no mesmo período deste ano, esse número caiu para 4,62 milhões.

Anteriormente, o Ministério do Trabalho havia anunciado um aumento, indicando que o número havia subido de 4 milhões para 5,4 milhões durante o período, com base na pesquisa da subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, utilizando dados da Pnad Contínua do IBGE.

O levantamento equivocado foi amplamente divulgado durante o evento “Empregabilidade Jovem” do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo (SP), na terça-feira.

O ministério admitiu o erro na divulgação e reprocessou os dados, confirmando que os números corretos são os da consultoria LCA.

De acordo com a correção, no 1º trimestre de 2023, eram 4.888.783 jovens nessa condição, enquanto no mesmo período de 2024, esse número diminuiu para 4.621.964, indicando uma pequena redução no contingente de jovens que não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/05/correcao-em-dados-revela-queda-de-jovens-fora-da-escola-e-do-mercado-de-trabalho/