21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Na última sexta-feira (31), três homens morreram asfixiados em um aterro sanitário em Rosário, a 70 km de São Luís. Eles eram funcionários do local – conhecido como Lixão de Rosário e pertencente à empresa Titara.

As vítimas foram identificadas como Carlos Eduardo Silva Corrêa (conhecidos como Carlinhos, de 28 anos, natural de Bacabeira); José Carlos Pinheiro Santos (conhecido como Brown, de 39 anos, natural de Rosário) e José Magno Oliveira Viana (rosariense conhecido como Maguinho, de 36 anos).

José Carlos Pinheiro foi sepultado no último sábado, enquanto os outros dois homens foram velados ontem (2). Ele estaria fazendo reparos de rotina em um tanque de tratamento de chorume.

Ele não teria resistido ao inalar a amônia produzida pelo composto. Carlos Eduardo tentou ajudá-lo e também acabou intoxicado. José Magno, por sua vez, tentou socorrê-los. Um quarto funcionário desistiu de alcançá-los ao perceber a seriedade da situação.

Os funcionários não utilizavam equipamentos adequados. José Magno morreu a caminho do hospital municipal em Bacabeira, aonde foram levados os outros dois corpos.

Os três trabalhavam no Aterro Sanitário da Estação de Tratamento (ETE) da empresa, que atua no tratamento de resíduos sólidos e realiza a drenagem de gases e chorume proveniente do lixo.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), por meio de uma equipe da Delegacia Regional de Rosário, já ouviu o depoimento de testemunhas e abriu um inquérito que vai investigar as verdadeiras causas da morte dos três funcionários da Titara.

Uma das hipóteses, segundo as investigações preliminares, é que as vítimas tenham inalado um gás tóxico enquanto faziam o manejo dos resíduos. Além disso, os trabalhadores não estariam usando Equipamento de Proteção Individual (EPI) no momento do acidente.

Em depoimento à imprensa, familiares das vítimas relataram que os três morreram asfixiados dentro do tanque de amônia.

Acusações à empresa

Em pronunciamento oficial, o prefeito da cidade de Rosário – Calvet Filho – responsabilizou diretamente a Central de Gerenciamento Ambiental Titara pela morte dos três trabalhadores.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/06/tres-funcionarios-morrem-em-aterro-sanitario-de-empresa-em-rosario-suspeita-e-de-asfixia/