Dois manifestantes, Ronaine Hegele, professora de Cascavel, e Pedro Lanna, técnico-administrativo em educação, foram presos durante a ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando protestavam contra o projeto de terceirização das escolas estaduais do estado, nesta segunda-feira, 3.
Pedro Lanna foi ferido no momento da detenção que ocorreu em tumulto na Assembleia e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Pinheiro .
Manifestantes denunciam motivação política. Roneine e Pedro foram levados para a Central de Flagrantes no bairro Portão. Os educadores foram indiciados por dois crimes e uma contravenção: dano ao patrimônio público, desacato e impedir o direito ao trabalho.
“Eles são indiciados por dano ao patrimônio público na modalidade majorada, que possui uma pena maior. Se fosse dano ao patrimônio simples, sairiam hoje mesmo. Mas, com a modalidade majorada, terão que ficar detidos até a audiência de custódia,” explicou Pedro Giordano, presidente do PSTU Curitiba.
O projeto tramita em regime de urgência na Alep e foi aprovado em primeiro turno com 39 votos a favor a 13 contrários. A matéria deve voltar ao plenário para o segundo turno da votação nesta quarta-feira (5).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/projeto-de-privatizacao-de-escolas-no-parana-e-aprovado-em-1o-turno-mesmo-com-protesto-e-prisao-de-manifestantes-pela-pm/