22 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, em primeiro turno, projeto de lei assinado por Carlos Bolsonaro e aliados para incluir no calendário da capital fluminense o “Dia do Conservadorismo”. A proposta tramitava desde 2022 para transformar o dia 10 de março na data para esta celebração no Rio. Ainda será realizada uma votação em segundo turno.

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do Globo, além de Carlos, hoje filiado ao PL, subscrevem o texto da lei os parlamentares Zico (PSD), Felipe Michel (PP), Alexandre Isquierdo (União) e Rogério Amorim (PL).

Diz um trecho da medida:

“A data tem como objetivo rememorar princípios caros ao conservadorismo, como a família, a religião, a ordem, a liberdade (…). O conservadorismo sempre esteve presente na construção política desta nação, com representantes na maior parte dos entes federativos. O conservador, assim como o libertário, entende que a igualdade político-jurídica é suficiente para garantir a igualdade (…)”.

Somente dois votos foram registrados contra a aprovação — os das vereadoras Monica Benício e Luciana Boiteux, ambas do Psol. Houve duas abstenções: da vereadora Teresa Bergher, do PSDB, e do vereador Rocal, do PSD.

Antes da votação em plenário, quatro comissões da Casa emitiram pareceres favoráveis à lei.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/camara-do-rio-aprova-projeto-de-carlos-bolsonaro-para-criar-dia-do-conservadorismo-no-calendario-oficial-da-cidade/