A Polícia Civil de São Paulo prendeu três pessoas acusadas de aplicar o “golpe do chocolate fino”, uma fraude que envolvia a simulação de entrega de chocolates para fotografar as vítimas e acessar seus dados bancários por meio de reconhecimento facial.
Os suspeitos acessavam dados bancários das vítimas e na sequência se apresentavam como entregadores de chocolates, solicitando uma foto das vítimas para confirmar a entrega.
Segundo a polícia, utilizando as imagens, os suspeitos acessavam aplicativos bancários que requerem biometria facial para realizar transações fraudulentas, incluindo empréstimos e saques.
A operação, conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Violação de Dispositivos Eletrônicos e Rede de Dados (DCCiber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), denominada “Operação Capture” levou à execução de mandados de busca e apreensão nas cidades de Praia Grande, litoral e Guarulhos, na Grande São Paulo.
Em um dos endereços, os policiais precisaram arrombar uma porta e flagraram um dos suspeitos tentando descartar um celular, que continha provas do crime.
Os detidos responderão por estelionato e associação criminosa. A polícia continua investigando o caso para identificar outras vítimas e possíveis cúmplices. Não foram divulgados os valores envolvidos nas transações fraudulentas.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/golpe-do-chocolate-criminosos-roubavam-dados-e-usavam-fotos-de-vitimas-entenda/