O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (10) com os líderes do governo e ministros responsáveis pela articulação com o Congresso Nacional para evitar novas derrotas em votações importantes.
O encontro, que acontece no Palácio do Planalto, conta com as presenças dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o da Secretaria-Geral, Márcio Macedo.
O presidente quer melhorar a interlocução com o Congresso Nacional para evitar derrotas e não ser surpreendido em votações, como ocorreu com o chamado PL do Mover, que cria o Programa Mobilidade Verde, com isenção tributária de até R$ 19 bilhões para o setor automotivo, mas que trazia um destaque que institui a taxação de 20% em compras internacionais de até US$ 50.
No dia da votação no Senado, o relator da matéria, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), apresentou o parecer sem a taxação, rompendo o acordo que havia sido feito com a Câmara dos Deputados para a aprovação do texto, que é de autoria do governo Lula. Na ocasião, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), admitiu surpresa e disse que a mudança no texto não havia sido discutida com o governo.
Além de Wagner, também participam da reunião com Lula os líderes do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido), e na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).
O Senado deve realizar um dia de esforço concentrado, em 19 de junho, para votar as nomeações de autoridades indicadas pelo presidente Lula. Na data, serão avaliados os nomes de Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, para uma cadeira no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e de Mauro Luiz Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Antes de irem a Plenário, ambas as indicações passarão, no mesmo dia, por análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: https://agendadopoder.com.br/pressionado-por-derrotas-no-congresso-lula-convoca-reuniao-com-ministros-e-lideres-do-governo/