Antes do prazo previsto, a deputado estadual Lucinha (PSD) entregou suas alegações finais no processo que responde no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A documentação foi encaminhada na última sexta-feira (07/06). O relator do caso, Vinicius Cozzolino (União Brasil), tem dez dias para dar seu parecer.
O presidente do colegiado, Julio Rocha (Agir), informou que quer finalizar o processo antes do recesso de julho. Sua expectativa é que até o próximo dia 20 o caso seja votado dentro da Comissão. A apreciação em plenário, no entanto, vai depender da Mesa Diretora da Casa.
“Ela entregou as alegações antes do prazo. Agora precisamos resolver isso o mais rápido possível. As pessoas querem a solução desse caso. Quanto mais rápido a gente encerrar o processo, melhor”, disse Rocha.
Na semana passada, Lucinha fez sua defesa oral no Conselho de Ética. Ao fim do depoimento, Rocha encerrou a instrução probatória. A partir do parecer do relator, o colegiado elabora um projeto de resolução para determinar uma punição, podendo ser uma advertência, censura, suspensão ou até a cassação do mandato.
Seja qual for o resultado, caberá ao plenário decidir novamente o futuro de Lucinha. A votação é por maioria absoluta, ou seja, são necessários 36 votos dos 70 deputados para a aprovação do texto.
Lucinha já foi indiciada pela Polícia Federal por suspeita de participação na maior milícia do Rio de Janeiro, comandada por Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, que age na Zona Oeste da cidade.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lucinha-apresenta-alegacoes-finais-ao-conselho-de-etica-da-alerj/