Estão previstos para chegar a Cuba, entre esta quarta-feira (12) e a próxima segunda-feira (17), três navios russos. As embarcações vão ser acompanhadas por um submarino de propulsão nuclear (saiba mais sobre o assunto clicando aqui). O exercício militar aumentou as tensões na região.
Leia mais
- Por que não existe avião nuclear? Entenda se é possível e desafios
- Tanque de guerra com armadura improvisada é usado pela Rússia na Ucrânia
- Hackers russos derrubam site de empresa que repara tanques para Ucrânia
- Rússia estaria usando IA para comprometer Jogos Olímpicos de Paris, diz relatório
Exercício militar é resposta da Rússia ao Ocidente
A movimentação dos navios foi confirmada nos últimos dias pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba. O governo do país diz que a “visita” dos equipamentos militares “corresponde às históricas relações de amizade” com Moscou e “não representa uma ameaça à região”.
Além do submarino nuclear Kazan, as embarcações russas enviadas para a ilha são: o navio de guerra Gorshkov; o petroleiro Pashin; e o rebocador de salvamento Nikolai Chiker. As autoridades cubanas garantiram que nenhum deles está transportando armas nucleares para a região.
O governo dos Estados Unidos diz que está acompanhando o caso e que os russos têm o direito de realizar exercícios militares. Apesar disso, garantiu que isso é parte de uma retaliação ao apoio norte-americano à Ucrânia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nos últimos dias que, por conta do envolvimento de armas militares ocidentais na Ucrânia, o país poderia tomar medidas “assimétricas” em outras partes do mundo.
Um dos navios de guerra mais modernos do mundo
- Um dos fatores que contribuiu para o aumento das tensões é que o governo russo decidiu enviar o navio de guerra Gorshkov para a região.
- Esta é uma das embarcações militares mais modernas da Rússia e foi projetada para missões nas zonas marítimas e oceânicas distantes.
- O moderno navio multifuncional também serve como plataforma para o disparo de mísseis hipersônicos Zircon, que têm a capacidade de alcançar alvos a até 900 quilômetros a uma velocidade quase impossível de ser interceptada.
- O navio também conta com um hangar para helicóptero, além de vários outros armamentos de guerra.
- O custo aproximado é de 230 milhões de euros (mais de R$ 1,3 bilhão) e o Kremlin conta com três unidades.
- Outras cinco estão em construção.
O post Navio de guerra com mísseis hipersônicos em Cuba; o que a Rússia quer com o envio? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/11/carros-e-tecnologia/navio-de-guerra-com-misseis-hipersonicos-em-cuba-o-que-a-russia-quer-com-o-envio/