21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (11) uma operação que visa combater a prática de caça ilegal em terras indígenas no Maranhão.

Durante a operação, denominada Memortunré-Kanela, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de praticarem o crime em Fernando Falcão (MA), município localizado a cerca de 550 quilômetros da capital São Luís.

Os agentes constataram que a construção de uma estrada que cortava o território indígena intensificou a invasão de caçadores e elevou os conflitos com os povos originários.

A PF diz que alguns suspeitos foram identificados invadindo a terra indígena para matar animais silvestres, gerando tensão com os moradores da região, além de colocar em risco a subsistência alimentar da comunidade.

Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Munições, caça abatida e armas de fogo foram apreendidas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de matar, caçar, apanhar, perseguir, utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade. Além do crime de posse de arma de fogo, a depender das circunstâncias a serem esclarecidas durante o inquérito policial.

* Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-faz-operacao-contra-caca-clandestina-em-territorios-indigenas-no-maranhao/